quarta-feira, 30 de maio de 2012

Professores do Oeste participam de curso de capacitação de intérpretes de libras


Chapecó (28/05/2012)

Começou nesta segunda-feira, 28, em Chapecó, o curso de capacitação de intérpretes da língua brasileira de sinais. Professores de escolas estaduais das secretarias regionais de Chapecó, Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Xanxerê participam da capacitação até esta terça-feira, 29. O curso a distância tem duração de 220 horas, sendo que em 40 delas os professores se reúnem regionalmente. Chapecó sedia a primeira etapa da capacitação em Santa Catarina.

O curso iniciou em abril e terá dois encontros presenciais. Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Surdo, da Fundação Catarinense de Educação Especial, Patrícia Amaral, Santa Catarina tem mais de 500 professores intérpretes para cerca de 1.500 estudantes com deficiência auditiva. “Quem está reunido em Chapecó são intérpretes que já trabalham em sala de aula. Eles estão aqui sendo capacitados porque há uma necessidade maior de novos profissionais para atender a demanda” diz Patrícia.

Os professores estão sendo capacitados pelo docente Marcos Luchi e pelo instrutor e professor da linguagem de sinais João Paulo Ampessam, que também é deficiente auditivo. Todo o estudante com surdez é atendido na rede estadual de ensino. Nas primeiras séries, há o segundo professor bilíngue que domina a linguagem de sinais e a língua portuguesa. Depois do 5º ano, o aluno tem direito a um intérprete de Libras até o Ensino Médio, educação de jovens e adulto e ensino técnico. “Temos alunos com surdez que estão entrando na universidade. Isso é uma conquista. Essas capacitações são muito importantes”, afirma a integradora de Educação Especial e diversidade da Gerência de Educação da SDR Chapecó, Claudia Simone Fantin. Após este curso presencial em Chapecó, será a vez do polo de Joaçaba, no Meio-Oeste e, na semana que vem, a capacitação será no polo de Lages.



Publicado por: Rafael Henzel.

FCEE oferece curso na área de Braille









São José, 21/05/2012 – Vinte profissionais, entre professores e pedagogos que atuam com pessoas deficientes visuais nos Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE/DV), iniciaram nesta segunda-feira (21) um curso de Adaptação em Relevo de matrizes para livros em Braille, oferecido gratuitamente pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

O curso será ministrado até sexta-feira (25) pela professora Maria Lúcia Lopes de Simas. O objetivo é oferecer conhecimento e estimular a reflexão dos participantes sobre a importância da adaptação em relevo como recurso e uma estratégia de apoio para a efetivação do processo de inclusão com pessoas com deficiência visual.

No conjunto, o curso contempla os seguintes tópicos: fundamentação e apresentação do material a ser utilizado; conceituar matriz fixa e específica; processo de elaboração de matrizes (cópia, ampliação, tipo de textura e revisão); diferenciar e utilizar diferentes texturas; e confecção de livros didáticos. A duração é de 40 horas.

Um certificado será emitido aos participantes da capacitação pela Fundação Catarinense de Educação Especial, por meio da Gerência de Capacitação Extensão e Articulação (Gecea), conforme registro de 80% de frequência mínima.

Assessoria de Imprensa - FCE

Estiveram presentes desta Regional as professoras Adriana (SAEDE EEB Profª Irene Stonoga), Francieli (SAEDE EEB Zélia Scharf), Vanessa (CEJA e EEB Marcolina da Silva), Alessandra e Katiusca (ADEVOSC).

SDR Chapecó vai atender mais alunos especiais no contra-turno escolar



Chapecó (15/05/2012)

Professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas da gerência de educação da SDR Chapecó participaram nesta terça-feira (15) de uma vídeo-conferência que tratou da instalação do programa de implantação das salas de recursos multifuncionais. Atualmente a Gered Chapecó tem 24 escolas estaduais que desenvolvem atividades nestas salas fora do horário de aula e mais 12 estabelecimentos recebem a capacitação para instalá-las até o final de 2012.

O projeto apoiado pela secretaria estadual de educação de SC atende nas escolas da Gered Chapecó cerca de 450 crianças com algum tipo de deficiência, como mental, visual e auditiva, por exemplo. Com a preparação dos profissionais e de mais 12 escolas para o recebimento destas salas, o número de estudantes atendidos deverá aumentar em 30%. “Aqui os participantes recebem informações sobre como receber os equipamentos, como preparar a sala e atender mais crianças com necessidades especiais”, diz Cláudia Fantin, integradora de educação especial e diversidade da SDR Chapecó.

O contra-turno escolar nas salas de recursos multifuncionais contribui no processo de aprendizado destes alunos que estão matriculados em escolas de ensino regular. Com materiais pedagógicos e de acessibilidade é realizado um atendimento educacional especializado, complementando a escolarização. O objetivo final é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.


Publicado por: Rafael Henzel.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

OUTROS RECADOS

- SEMINÁRIO DO MUNICÍPIO SERÁ EM AGOSTO.
- CAPACITAÇÃO EM JULHO.
- CURSO DE LIBRAS, TODA TERÇA, ÀS 17HS30, NA SALA DE REUNIÕES DA SDR.

PRÓXIMO ENCONTRO

OLÁ COLEGAS, NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO SERÁ DIA 22/06/12, NA EEB ANTONIO MORANDINI, NO PERÍODO VESPERTINO.

ESPERAMOS VOCÊS LÁ.

ABRAÇOS

VÍDEOS IMPORTANTES

A Política Nacional para a Educação Inclusiva: Avanços e Desafios

http://youtu.be/AUL62tZIFYY


Bem Vindo!!!

http://youtu.be/dytTPBDrpl8


Inclusão

http://youtu.be/_8S27Uvd2yg


A visão histórica da deficiência

http://youtu.be/dGaaVtYeklU

quarta-feira, 9 de maio de 2012

AVISO

Colegas,

O Seminário de Educação Inclusiva do Município de Chapecó, programado para junho foi transferido para o segundo semestre com data a ser agendada.

Dia 17/05, 8 horas, na EEB Tancredo Neves teremos encontro de SAEDE.

Obrigada


Claudia Simone Fantin
Consultora Educacional
Integradora de Educação Especial e Diversidade
GERED - Chapecó
49 20497446