sábado, 9 de fevereiro de 2013

Encerramento Curso de LIBRAS


Experiência de alunos vira tema de livro sobre inclusão em Chapecó


Chapecó (28/11/2012)

A EEB Irene Stonoga, de Chapecó, completa em 2012, 50 anos de trabalhos voltados à comunidade. E neste sábado, 1º , durante a Mostra Pedagógica, será lançado um livro que se tornou o principal projeto para comemorar meio século de história. Além do resgate histórico realizado durante o ano, os estudantes editaram o livro “O Meu Amigo Saimon”. Um apanhado de experiências que alunos da 7ª Série, turma 71, tiveram quando conviveram dois dias com um boneco com o mesmo nome do personagem do livro.
O trabalho acompanhado inicialmente pelas professoras Jussani Derussi e Tatiane Piaseski dos Santos, envolveu também os demais profissionais da escola a partir das informações levantadas. “Tudo começou com a produção de um boneco de pano, que por votação recebeu o nome de SAIMOM”, disse a gestora Mariana Bauermann Corti. A partir disso veio a experiência gratificante para toda a comunidade escolar. Cada aluno levou o boneco Simon para casa por dois dias. Como se tratava de inclusão social, os estudantes precisavam conviver com o boneco em todos os lugares, desde a casa até o jogo de futebol. A descrição deste momento por cada aluno foi o passo seguinte. “Os alunos relataram a trajetória, estada, anseios, dúvidas, experiência de vida, sentimentos e o que mais que achasse importante relatar. O diálogo com a família também melhorou segundo os relatos”, garante a gestora.
Com a elaboração do texto, os professores fizeram as devidas correções, deram opiniões e a partir deste momento nasceu a idéia de socializar o conteúdo para fora da escola, surgindo a idéia de editar um livro. A comunidade escolar se reuniu e passou por cima do principal problema: a questão financeira. Os pais, presentes nas reuniões e felizes com a idéia, buscaram apoio na comunidade e garantiram a edição do livro. Foram menos de duas semanas a partir da busca de recursos até a edição de “O Amigo Saimon”.
Neste sábado, a partir das 14h, a alunos, pais, professores e direção farão o lançamento destas experiências de inclusão dos estudantes que iniciaram com um boneco de pano e finalizaram com um livro sobre inclusão. “Estamos encantados com o projeto. Muitos adolescentes retomaram o diálogo familiar através da visita do boneco. Temos que aplaudir iniciativas como esta”, finalizou Ana Vedana, gerente regional de educação da SDR Chapecó.

      
Publicado por: Rafael Henzel.
SDR Chapecó