quarta-feira, 30 de maio de 2012

FCEE oferece curso na área de Braille









São José, 21/05/2012 – Vinte profissionais, entre professores e pedagogos que atuam com pessoas deficientes visuais nos Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE/DV), iniciaram nesta segunda-feira (21) um curso de Adaptação em Relevo de matrizes para livros em Braille, oferecido gratuitamente pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

O curso será ministrado até sexta-feira (25) pela professora Maria Lúcia Lopes de Simas. O objetivo é oferecer conhecimento e estimular a reflexão dos participantes sobre a importância da adaptação em relevo como recurso e uma estratégia de apoio para a efetivação do processo de inclusão com pessoas com deficiência visual.

No conjunto, o curso contempla os seguintes tópicos: fundamentação e apresentação do material a ser utilizado; conceituar matriz fixa e específica; processo de elaboração de matrizes (cópia, ampliação, tipo de textura e revisão); diferenciar e utilizar diferentes texturas; e confecção de livros didáticos. A duração é de 40 horas.

Um certificado será emitido aos participantes da capacitação pela Fundação Catarinense de Educação Especial, por meio da Gerência de Capacitação Extensão e Articulação (Gecea), conforme registro de 80% de frequência mínima.

Assessoria de Imprensa - FCE

Estiveram presentes desta Regional as professoras Adriana (SAEDE EEB Profª Irene Stonoga), Francieli (SAEDE EEB Zélia Scharf), Vanessa (CEJA e EEB Marcolina da Silva), Alessandra e Katiusca (ADEVOSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário