14/09/2012.
O curso de
licenciatura em Educação Especial da Unochapecó, em parceria com a Gerência
Regional de Educação (Gered) e o Plano Nacional de Formação dos Professores da
Educação Básica (Parfor), promove o curso de Formação de Professores em
Educação Especial. A formação tem como objetivo dialogar e refletir quanto às
práticas pedagógicas de inclusão no sistema de ensino, para proporcionar a
qualidade na educação e a formação de educadores. É destinada para professores
da rede pública estadual de educação, docentes e acadêmicos da graduação em
Educação Especial da Unochapecó e teve cerca de 60 inscritos.
As atividades iniciaram nesta sexta-feira, 14 de setembro. O primeiro tema trabalhado foi “A deficiência no contexto escolar: funções psicológicas superiores e o desenvolvimento de habilidades do educando com deficiência intelectual”, pela professora da Unochapecó Marcia de Souza Lehmkuhl.
As atividades iniciaram nesta sexta-feira, 14 de setembro. O primeiro tema trabalhado foi “A deficiência no contexto escolar: funções psicológicas superiores e o desenvolvimento de habilidades do educando com deficiência intelectual”, pela professora da Unochapecó Marcia de Souza Lehmkuhl.
A próxima etapa do
curso ocorrerá em 5 de outubro, quando a professora Michele Minozzo Anjos
tratará sobre tecnologias assistivas. Também haverá formação no dia 19 de
outubro, na parte da manhã, para tratar sobre deficiência auditiva, ministrada
pela professora Marisa Giroleti Padilha, enquanto durante a tarde a temática
“Deficiência surdo-cegueira” será enfocada pela professora Rita de Cassia
Cambruzzi.
A professora
Marisa aponta que a importância do curso está na formação de profissionais para
atuar nas áreas específicas que a Educação Especial abrange. “O curso contempla
e favorece a Política Nacional de Educação Especial, que tem sua base e
perspectiva inclusiva, visto que os alunos com deficiência estão nas escolas,
nas empresas, na sociedade e para este processo de fato se consolidar é
necessário o investimento na capacitação de professores teoricamente e
conscientes com a responsabilidade do processo”, relata a professora Marisa.
De acordo com a
professora Marli Ecker, do Serviço de Atendimento Educacional
Especializado(Saede), que atua na Escola de Educação Básica Tancredo Almeida
Neves, em Chapecó, o curso proporciona aos professores mais conhecimento em sua
prática pedagógica, tanto na sala de recurso, com os alunos especiais, quanto
no ensino regular. “A verdade é que todos os alunos têm limitações, o ser
humano em si tem limitações, e é preciso saber lidar com eles”, destaca Marli.
Segundo a
professora Adriana da Silva, também do Saede, na Escola de Educação Básica
Irene Stonoga, igualmente em Chapecó, todo o curso na área da Educação Especial
contribui com o trabalho prático, pois tem informações novas, novos conceitos.
“Esses cursos nos dão embasamento de como fazer a nossa prática em sala de aula
e de recurso e também aprendemos como trabalhar com os professores da rede
regular, como orientá-los, sugerir novas atividades, não somente com o
professor regente, mas com o segundo professor que acompanha o aluno com
deficiência”, observa Adriana.
deficiência”, observa Adriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário