SAEDE misto
EEB. Prof.ª LIDIA GLUSTACK REMUS
Professora SAEDE Andriana Cassol
Professoras 2º Alcione Eloira e Jaíne
Pelissari
PROJETO MEIO AMBIENTE
Justificativa:
Devemos sensibilizar as crianças em relação
aos problemas ambientais mostrando-lhes
que o futuro está em nossas mãos, no ar que respiramos, na água que
bebemos, onde e como vivemos. Nós fazemos parte do Meio Ambiente e se não
mudarmos nossas atitudes estaremos destruindo nosso próprio habitat, prejudicando a nós mesmos.
Objetivo geral:
Despertar a
conscientização a respeito da preservação do Meio Ambiente, assim como a
necessidade do reaproveitamento de materiais recicláveis evitando a poluição.
Objetivos
específicos:
1-Entender o que
é Meio Ambiente.
2- Economizar
matéria prima e recursos naturais.
3- Aprender a
utilizar os recursos naturais de forma sustentável.
4-Entender que
todos os seres vivos fazem parte do Meio Ambiente e que um depende do outro
para sobreviver. Fazer relação com
cadeia alimentar
5- Desenvolver a
consciência da separação do lixo residencial, fazendo com que os alunos
orientem os pais quanto à importância da separação do lixo para reciclagem.
6-Mostrar que a
reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de
lixo enviados aos aterros sanitários e ajudando a manter o meio Ambiente limpo.
Atividades
1-Contextualização
do tema
Questionamento
sobre o que é Meio ambiente.
Trabalhar com
leitura e interpretação do gibi da Turma da Mônica com o assunto sobre a preservação do Meio Ambiente.
Assistir vídeo
sobre o Meio Ambiente
2-O que são os
recursos naturais e como vem sendo utilizados, será que o homem está
utilizando-os de forma consciente?
Discutir com os
alunos sobre as consequências da poluição de uma forma geral, água, ar, solo.
Questões como aquecimento global poluição dos rios e mares.
3-
Contextualizar com os alunos, o que é consumismo e como isto está relacionado
com a utilização dos recursos naturais.
Questionar se
todos os países poluem nas mesmas formas e quantidades.
Pesquisar na
internet.
4- Trabalhar
relacionando todos os elementos da natureza fazendo a relação entre eles.
Desenhar a
cadeia alimentar.
Quais as atitudes que estamos tendo com
relação à preservação da água.
Fazer um desenho
representando a quantidade de água potável e água salgada que temos em nosso
planeta.
Quais as consequências ocasionadas pela
poluição das águas.
5- Conscientizar o aluno com conversa informal
sobre a importância de suas atitudes em prol da conservação do Meio Ambiente.
Partindo de suas atitudes diárias de não poluir, não jogar lixo nas ruas e no
lugar onde mora. Conscientizar-los sobre a importância de orientar a família
sobre a separação do lixo residencial.
Pesquisar se no lugar onde mora tem coleta
seletiva e se sua família faz a separação correta do lixo e entrega no lugar
certo.
Fazer um cartão com os horários de coleta de
lixo reciclável e levar para a família.
Comprometer-se a
orientar o restante da família sobre a importância de separar o lixo.
6- Pesquisar
sobre o tempo de decomposição para cada tipo de material.
Entender quais
atitudes devemos ter em relação ao lixo: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar;
- Fazer papel
reciclável, juntamente com as turmas do Ensino Fundamental.-Levar os alunos a
reciclar, em oficinas utilizando materiais recicláveis, papelão, garrafa Pet,
papel e utensílios de plástico. Construir jogos e brinquedos com materiais
recicláveis.
Atividade 1
Papel reciclado.
A atividade foi
realizada juntamente com a turma do 2º
ano do Ensino Fundamental em parceria com a professora Alcione e Jaíne.
Como fazer:
1ºPasso
-Picar o papel.
2º Passo
-Colocar de molho na água.
3º Passo
-Bater no liquidificador.
4º Passo.
-Despejar em um recipiente com bastante água.
5º Passo.
Misturar bem.
6º Passo.
Retira o papel da água com auxilio de uma peneira.
7º Passo
Retirar o excesso de água com uma esponja.
Colocar sobre um jornal, virando-o com cuidado para não
danificá-lo.
8º Passo.
Retirar o excesso de água com um pano.
9º Passo.
Colocar para secar.
A atividade também foi realizada com as turmas do 5º e 3º
ano do Ensino Fundamental, com a ajuda das professoras Elena e Édina.
O papel reciclado foi
utilizado para confecção dos convites da Festa junina, que foram confeccionados
pelos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário