segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estilos de Aprendizagem

Observe as crianças brincando, interagindo, e aprendendo e uma coisa vai ficar muito clara. Algumas crianças gostam de aprender as coisas de um certo modo enquanto que outras se sentirão mais confortáveis aprendendo a mesma, mas de uma maneira totalmente diferente. Essa "maneira" individual pela qual a criança prefere aprender é, na essência, o Estilo de Aprendizagem dela. Por exemplo: As Crianças que gostam que leiam histórias para elas podem ter um Estilo de Aprendizagem diferente daquelas que preferem brincar com Blocos de Construção (tipo Lego), ou Cantar músicas, ou simplesmente Brincar com as outras crianças. Assim, conhecendo que tipo de abordagem é a mais adequada para seu filho ou aluno, vai ficar muito mais fácil para você criar experiências educacionais muito mais eficazes, divertidas, e ainda fazer desse processo um ato de prazer.

O Que é um Estilo de Aprendizagem?

Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único. Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado. Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas como a Canção do ABC.

Atualmente, existem pelo menos
Sete Estilos de Aprendizagem identificados:

  1. Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal);

  2. Interpessoal (indíviduo extrovertido);

  3. Intrapessoal (indíviduo introspectivo);

  4. Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras);

  5. Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico);

  6. Musical (se interessam mais por sons e música);

  7. Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas).


Como São usados os Estilos de Aprendizagem?

Para exemplificar melhor, conhecendo o Estilo de Aprendizagem da criança você, ou o professor dela, estarão aptos a criarem programas educacionais que serão mais personalizados, mais motivantes e significativos no que diz respeito a eficácia e assim com resultados muito melhores. Crianças adquirem conhecimento e absorvem o que aprenderam quando aquele assunto ou habilidade em jogo é ensinado a elas de um modo que há empatia entre a mesma e o tema abordado. Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e resultados.

Quem está usando os Estilos de Aprendizagem?


Professores tem usado o Conceito de Estilos de Aprendizagem por muitos anos. Enquanto nem todos os educadores usam o termo Estilos de Aprendizagem, muitos no campo da educação sabem que acontecem maravilhosas esperiências educacionais, quando ensinam às crianças com uma boa variedade de abordagens diferenciadas. Eis porque existem tantas Canções, Jogos, Quebra-cabeças, Atividades e Livros disponíveis para ajudar a ensinar quase qualquer coisa. Não importa como a criança aprende melhor, existirão sempre recursos disponíveis para ajudar você a ensinar-lhe do modo mais adequado a ela.

Topo


Qual é a origem do conceito Estilos de Aprendizagem ?

Muitas teorias tem sido desenvolvidas nos campos da Educação e Psicologia para explicar como as pessoas pensam e aprendem. Um desses teóricos é o Dr. Howard Gardner, Psicólogo da Universidade de Harvard. Em seu livro publicado em 1983, "Frames of Mind: The Theory of Multiples Intelligences", ele especula que os indivíduos não possuem uma inteligência fixa, mas pelo menos sete diferentes modos de aprender que podem ser desenvolvidos ao mesmo tempo.



Estilos de Aprendizagem: Os Sete principais Estilos


Fisico:

As Pessoas com estas características são os inquietos, os fuçadores, os desmontadores de equipamentos e brinquedos, os que querem saber como funciona e ver por dentro, os que não conseguem ficar sossegados em seu lugar. Eles são pessoas que não conseguem ficar sentadas por muito tempo. Eles simplesmente raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento. Eles interagem melhor com o mundo através do contato manual e corporal. Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir e dançar. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulando e tocando objetos, realizando exercícios, etc. Eis alguns exemplos de profissinais com estas características; Dançarinos, Atletas Profissionais, Cirurgiões, Mecânicos, Construtores, e todos os tipos de Artifícies em todas as áreas.
Resumo: Aprendem mais tocando e manipulando objetos. Se sentem melhor aprendendo em movimento. Tem boa coordenação motora e habilidade física. Se ficam parados por longos períodos não pensam direito.
Dicas para ensiná-los melhor: Realize aulas práticas com montagens e construções de objetos e simulações. Inclua aulas virtuais em computadores. Alterne seções teóricas e práticas durante a aula.


Intrapessoal:


São as pessoas solitárias, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência, e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, eles apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo. Elas se relacionam melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. Atividades que pessoas assim gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a Internet. Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes Intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, projetos independentes, e trabalhos de pesquisa. Alguns exemplos de profissões para pessoas com este perfil são Psicólogos, Escritores, Filósofos, Programadores de Computador, etc.
Resumo: Rendem mais trabalhando sozinhos. São persistentes e tentam várias alternativas para resolver problemas. Tem um raciocínio lógico muito apurado e são reflexivos
Dicas para ensiná-los melhor: Realize projetos independentes com eles. São pesquisadores natos, use e abuse de trabalhos de pesquisa. Trabalhos em grupo só em último caso preferem seguir seu próprio caminho.



Interpessoal:

São as pessoas conhecidas com os ajudantes de plantão, os assistentes comunitários, os autênticos carregadores da equipe. Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas.

Elas se relacionam melhor com o mundo através de suas interações com os outros e um entendimento de como as pessoas trabalham em grupo. As atividades onde terão melhores resultados são equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos.

Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Jogos em Equipe, Trabalhos de Pesquisa em Grupo, ou trabalhando em pequenas equipes.

Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Conselheiros, Advogados, Professores, Políticos, Treinadores, Executivos, e Artistas tai como; Atores, Comediantes, etc.
Resumo:
. Rendem mais trabalhando em grupos
. Gostam de ajudar, ouvir e dar opiniões. Adoram viver rodeados de gente
. São organizadores natos de eventos e festas
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos em grupos com eles
. São excelentes ouvintes
. Organize trabalhos onde possam lidar com o público, debates, entrevistas.



Linguístico ou Verbal:

São as pessoas conhecidas como os comedores de livros, os artesões das palavras, e pessoas que sempre sabem o vão falar. Estas pessoas são aquelas que causam impacto quando se expressam através de palavras faladas ou escritas.

Elas se relacionam melhor com o meio através da linguagem. Estes indivíduos podem obter melhores resultados com atividades que incluam o uso da palavra falada, escrita de Poemas e leitura Literária.

Quando estão aprendendo ou construindo sua capacitação profissional, elas se beneficiarão mais como Contadores de Histórias, Conferencistas, na condução de Entrevistas, Leitura e Escrita.

Algumas profissões de pessoas com essa natureza são Autores de Peças de Teatro ou Novelas, Jornalistas, Conferencistas, Redatores de Publicidade, etc.
Resumo:
. Adoram ler e contar histórias
. Tem uma excelente memória e capacidade de organizar tramas literárias
. Tem boa fluência verbal e facilidade para se expressar
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos literários com eles, vão adorar
. Realize concursos para redação de textos publicitários
. Realize debates de temas polêmicos, criação de uma peça de teatro, etc



Matemático:

São as pessoas conhecidas como os gênios matemáticos, os apaixonados por jogos, e os seguidores e defensores das teorias Científicas. Isto não quer dizer que para concordar com alguma coisa esta precise ser provada cientificamente, isto significa apenas que eles pensam de acordo com o padrão lógico.

Sua relação com o mundo é melhor através do Raciocínio, Números, Padrões e Sequências. As atividades que mlehor de indentificam com eles incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos.

No desenvolvimento de sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Experiências Científicas, Acompanhamento passo-a-passo de processos, e usando cálculos matemáticos.

Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Cientistas, Matemáticos, Advogados, Contadores, etc.
Resumo:
. Adoram tudo que esteja relacionado com números
. Gostam de jogos de todos os tipos
. Tem um raciocínio lógico muito apurado
. Conseguem assimilar fácilmente a realização de processos complexos
Dicas para ensiná-los melhor:
. Ao ensiná-los é preciso que os assuntos tratados possam ser comprovados
. São relutantes em aceitar as leis da tradição. Sem provas, nada feito
. Realize projetos onde possam organizar e classificar coisas e objetos
. Realize projetos de pesquisas cientifícas ou comportamentais



Musical:

São aquelas pessoas que vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, os cantores e aqueles descritos com tendo um ouvido musical. Vêem sons em tudo. Eles podem não serem os melhores cantores ou músicos, mas eles tem uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não.

Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia.

Eis alguns exemplos de profissinais que aplicam seu Estilo Musical no trabalho são Cantores, Músicos, Maestros, Engenheiros de Sons, Produtores Musicais, Web Designers, etc.
Resumo:
. Adoram tudo que esteja relacionado com sons e músicas
. Gostam de cantar, interpretar e escrever músicas
. Tem um ouvido muito sensível para interpretar todos tipos de sons
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos para criação teatros musicais
. Realize projetos onde possam escrever letras para músicas já existentes
. Realize projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais
. Realize projetos para criação de trabalhos em multimídia



Visual:

Estas pessoas são os modernos Picassos e Renoirs, os grafiteiros e rabiscadores, e indivíduos que tem um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes. Os indivíduos Visuais parecem ter um senso artístico que faz com que tudo criem pareça agradável aos olhos.

Sua relação com o mundo é através de pinturas e imagens. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações

Eis alguns exemplos de profissinais que aplicam seu Estilo Visual no trabalho são Arquitetos, Pilotos, Marinheiros, Pintores e Escultores, Web Designers, Criadores de Anúncios Visuais, etc.
Resumo:
. Tem uma grande facilidade para organizar com harmonia ambientes
. Obras de arte, pinturas, gravuras, cores, seu mundo é quase só isso
. Para aprender precisam ver o trabalho sendo realizado
. São artistas plásticos em potencial
Dicas para ensiná-los melhor:
. Realize projetos onde possam criar cenários para peças de teatro
. Faça um projeto para a criação de um Site para a turma ou escola
. Peça para que criem apresentações multimídia dos trabalhos da escola
. Realize projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte
. Use e abuse de ilustrações, gráficos, slides, filmes, etc, em suas aulas






Estilos de Aprendizagem: Perguntas Frequentes


Meu Filho pode ter mais de um Estilo de Aprendizagem?

Sim. Cada indivíduo está apto a usar todos estes diferentes métodos durante seu aprendizado, portanto todas as pessoas são capazes de usar todos os Estilos de Aprendizagem. No entanto, o mais comum é que a pessoa tenha um ou dois Estilos que trabalham melhor para ela quando estão aprendendo. Assim, há o Estilo primário (o dominante) e o secundário.


Se meu Filho é particularmente forte em uma área, isto que dizer que não posso ou não devo tentar um outro Estilo?

Para um resultado mais eficiente durante seu aprendizado, é recomendado uma abordagem em cima do Estilo de Aprendizagem predominante. Mesmo assim, as crianças deverão ter diferentes oportunidades para usar o Estilo dominante, como também para trabalhar no desenvolvimento de outros Estilos.




Se meu Filho é particularmente fraco em um Estilo isto quer dizer que devo ajudá-lo a fortalecer este Estilo?

Em primeiro lugar, ser "fraco" em um Estilo, não significa que a criança não tem a capacidade de aprender. Isto simplesmente quer dizer que algumas abordagens não serão muito eficientes para que a criança de adapte a este tópico, matéria, ou capacitação a qual ela está sendo submetida. Assim, a resposta a esta questão é a mesma da anterior. A criança deve ter diversas e diferentes oportunidades de exercitar o Estilo no qual ela é mais forte, como também ir trabalhando aos poucos em outros Estilos. Não há problema algum em tentar melhorar seu Estilo de Aprendizagem; no entanto para melhores resultados durante seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, é recomendável uma atuação mais efetiva e direta em cima do Estilo predominante nela.

Estilos de Aprendizagem - Bibliografia



Kolb, David A. 1984.
Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, N.J.

Smith, Donna M., and David A. Kolb. 1986. The User's Guide for the Learning-Style Inventory: A Manual for Teachers and Trainers. McBer & Company. Boston, MA.

Resumo dos Estilos de Aprendizagem - Veja material adicional
http://pss.uvm.edu/pss162/learning_styles.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário