segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VOCABULÁRIO DE PSICOMOTRICIDADE,
PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA INFANTIL

A Afasia: perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Está usualmente associada com um traumatismo ou anormalidade do sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia expressiva e receptiva, congênita e adquirida.

  • Afetividade: área das emoções e dos sentimentos relacionados com as modificações do vivido corporal e com o meio.

  • Agrafia: impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.

  • Agnosia: etimologicamente, falta de conhecimento. Impossibilidade de obter informações através de um dos canais de recepção dos sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex: a agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. Assim um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha do telefone. No campo médico está associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso central.

  • Alexia: perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.

  • Aloestesia: localização de uma sensação cutânea do lado do corpo oposto ao que é estimulado, em geral num ponto simétrico.

  • Aloquiria: localização transferida para uma das mãos das localizações tidas na outra. Caso particular de Aloestesia.

  • Aneural: classifica-se aneural uma função que não é condicionada pelo sistema nervoso, em particular entre as que, como funções motoras são habitualmente registradas por ações nervosas. As primeiras manifestações da motilidade fetal são aneurais.

  • Anomia: impossibilidade de designar ou lembrar-se de palavras ou nomes dos objetos.

  • Apraxia: impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade ( movimentos voluntários). Ex: uma pessoa que não pode realizar os movimentos necessários, apesar de conhecer a palavra e não ter qualquer paralisia.

  • Ataxia: dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos movimentos voluntários.

  • Atonia: inexistência de tonicidade.

  • Autismo: desligamento do mundo exterior e fechamento sobre si mesmo (P. Vayer). Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade e por resistência de aprendizagem (V. da Fonseca).

C Cenestesia: impressão geral resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado essencialmente por bem-estar ou mal-estar.

  • Cinestesia: sensações internas (dos músculos, dos ligamentos) que informam sobre os deslocamentos no espaço dos diferentes elementos corporais.

  • Cognição: o ato ou processo de conhecimento. As várias aptidões do processo de conhecimento são sinônimo de aptidões cognitivas.

  • Comportamento: maneira de ser habitual de um sujeito diante das coisas, dos acontecimentos, do outro.

  • Conceito: uma idéia abstrata generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afetam o processo cognitivo impelindo a formulação de conceitos.

  • Coordenação (ou adaptação sensoriomotora): coordenação das sensações e dos gestos para realizar um ato completo e determinado.

  • Corporeidade: corpo vivido na sua totalidade, na sua unidade.

D Dificuldades de Aprendizagem: definição escrita e debatida por 15 especialistas:

  1. D. A. refere-se a um ou mais "deficits" nos processos essenciais da aprendizagem, que necessitam técnicas especiais de educação e reeducação (definição por deficit);

  2. As crianças com D. A. manifestam normalmente uma discrepância entre o nível da realização esperado e o nível da realização atualmente atingido, em um ou mais setores como por exemplo: linguagem falada, leitura, escrita, matemática e orientação espacial (definição por discrepância);

  3. A D. A. não é devida, principalmente a deficiências sensoriais, motoras, intelectuais ou emocionais, ou à falta de oportunidade de aprendizagem (definição por exclusão). A criança com D. A não é débil mental, emocionalmente perturbada, culturalmente privada, cega ou surda.

  4. Deficiências mais significativas são definidas em termos de diagnóstico educacional e psicológico.

  5. Processos essenciais de aprendizagem são os correntemente definidos nas ciências de comportamento que envolvem percepção, integração e expressão quer da comunicação verbal quer da não verbal.

  6. Técnicas de reeducação ou terapêuticas referem-se ao planejamento educacional que deve ser baseado em resultados e em processos de diagnósticos.

  7. A D. A é uma desarmonia evolutiva, normalmente caracterizada por uma imaturidade psicomotora que inclui perturbações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade simbólica.

  • A D. A traduz uma irregularidade biopsicossocial de desenvolvimento global e dialético da criança; que normalmente traduz na maioria dos casos problemas de lateralização e de praxia ideo-motora, deficiente estruturação perceptivo-motora, dificuldades de orientação espacial e sucessão temporal e outros tantos fatores inerentes a uma desorganização da constelação psicomotora, que impede a ligação entre os elementos constituintes da linguagem e as formas concretas de expressão que as simbolizam.

  • Disgrafia: escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.

  • Dislexia: dificuldade na aprendizagem da leitura, devida a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tatilcinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.

  • Disortografia: dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.

  • Distrofia muscular: uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo ultra-enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.

  • Dominância cerebral: diz respeito ao controle cerebral das atividades e das condutas, considerando um hemisfério (esquerdo) o dominante em relação ao outro (direito). O esquerdo controla as funções verbais e a função da linguagem. O direito controla as funções não verbais e as gnoso-espaciais.

E Educação psicomotora: ação pedagógica e psicológica que utiliza a atividade corporal, com o objetivo de normalizar ou melhorar o comportamento da criança.

  • Egocentrismo: ausência de distinção entre a realidade pessoal e a realidade objetiva. É uma atitude psicológica normal na criança pequena.

  • Epilepsia: nome dado a um grupo de doenças nervosas caracterizadas principalmente por convulsão de várias formas e graus.

  • Esquema corporal: organização das sensações relativas a seu próprio corpo, relacionadas com os dados do mundo exterior (utilização da imagem do corpo).

  • Estereótipo: coordenação de movimento obtida pelo hábito ou pelo treinamento. Um movimento esteriotipato é rígido, portanto o contrário do ajustamento dos gestos e dos atos.

  • Estímulo: agente exterior que provoca uma ação determinada em resposta.

  • Estruturação espaço-temporal: apreensão das estruturas espaciais e temporais.

  • Etiologia: estudo das causas ou origens de uma condição ou doença.

G Gnosia: conhecimento, noção e função de um objeto. Segundo Pieron toda percepção é uma gnosia.

I Imagem do corpo: conjunto das sensações concernentes ao próprio corpo.

  • Impulsividade: comportamento caracterizado pela ação de acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da situação.

L Lateralidade: dominância funcional, direita ou esquerda, da mão, do olho ou do pé.

  • Leis da maturação neuromotora: 1- Céfalo-caudal – o desenvolvimento estende-se através do corpo, a partir da cabeça até a cauda. Da 1ª vértebra (atlas) às últimas vértebras coccégas. 2- Próximo-distal – o desenvolvimento motor vai das articulações proximais (ombro) para as articulações distais (mão).

  • Linguagem interior: o processo de interiorizar e organizar as experiências sem ser necessário o uso dos símbolos lingüísticos. (Ex: o processo de comunicação que caracteriza o analfabeto que fala mas não lê e nem escreve).

M Memória: capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontre presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como "imagem" ou "lembrança".

  • Modificação de comportamento: técnica utilizada para modificar o comportamento humano, baseada na teoria do condicionamento operante. O envolvimento é manipulado no sentido de reforçar o conjunto de respostas do comportamento desejável, por meio do qual se opera a modificação do comportamento.

  • Monoplegia: paralisia de um membro do corpo.

N Narcisismo: atenção exclusiva dirigida para si próprio.

O Organização espacial: desenvolvimento das capacidades ligadas ao esquema corporal e à organização perceptiva para o domínio progressivo das relações espaciais.

  • Organização perceptiva: educação das sensações e das percepções que levam ao conhecimento dos objetos e das relações entre eles.

  • Organização temporal: desenvolvimento das capacidades de apreensão e de utilização dos dados do tempo imediato (tempo físico).

P Percepção: processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentidos.

  • Perceptivo-motora(adaptação): harmonia entre as percepções (auditivas, visuais...) e ações sucessivas. Sinônimo: sincronização sensoriomotora.

  • Personalidade: individualidade considerada na sua totalidade, isto é, vista sob todos os aspectos.

  • Praxia: movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático; é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planejamento cortical e a um sistema de auto-regulação.

  • Próprio corpo (percepção e controle do): interiorização das sensações relativas a essa ou àquela parte do corpo.

  • Psicomotricidade: interação das diferentes funções motoras e psíquicas.

R Reforço: processo utilizado para fortalecer (ou enfraquecer) a resposta, isto é, a conduta, administrando prêmios imediatos (reforço positivo) ou punições (reforço negativo).

  • Relacionamento: conjunto dos laços entre os indivíduos, entre os indivíduos e os objetos, entre os indivíduos através dos objetos.

S Sensório-motor: termo aplicado para explicar a natureza dos atos que se encontram dependentes da combinação ou da função integrativa entre os sistemas sensoriais e as estruturas motoras.

  • Sincretismo: forma de percepção e de pensamento caracterizada por uma apreensão global, indiferenciada, indistinta (H. Pieron).

T Tempo: rítmo próprio de um sujeito.

  • Tônico (diálogo): compreensão (aceitação e confiança) do outro, proporcionada pelo contato ou pela mobilização corporal.

  • Tônus muscular: estado de tensão ativa e involuntária do músculo. É o tônus muscular que permite manter a postura ereta.

V Visão: sistema de identificação, discriminação e integração dos estímulos luminosos.

  • Visuomotor: ato guiado essencialmente pela vista.

  • Vivido (corporal): consciência das sensações ligadas ao próprio corpo, com ou sem deslocamentos segmentares, experimentadas por um sujeito em qualquer situação.

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