quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dia de estudo SAEDE - 13/08/2013 - SDR Chapecó

Conhecendo o TDAH - Uma Visão Geral Sobre o 

Transtorno do Déficit De Atenção e Hiperatividade

Professora Andreia Mazzonetto
 
E.E.B. Coronel Ernesto Bertaso


Professora Angela Maria Fainello

E.E.B. Professora Zélia Scharf


O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas ainda desconhecidas, mas com forte participação genética, uma mutação no gene transportador de dopamina e noradrenalina foi encontrado na maioria dos casos.O déficit de atenção é uma condição de base orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco da atenção, controle da impulsividade e da agitação, que é a hiperatividade.

Nas crianças com TDAH, há uma estrutura cerebral que não “ trabalha” como seria o esperado. Esta estrutura é chamada de lobo pré-frontal – é uma área do córtex cerebral localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio. Esta área é formada por milhões de células cerebrais chamadas de neurônios.
Quando o córtex pré-frontal tem seu funcionamento comprometido, a pessoa passa a enfrentar muitas dificuldades, entre elas problemas com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.


Diagnóstico
Existe apenas um diagnóstico de TDAH, com três formas de apresentação de acordo com os tipos de sintomas predominantes. Ou seja, a pessoa pertencerá ao subtipo predominantemente desatento caso tenha ao menos seis sintomas de desatenção; ao subtipo predominantemente hiperativo/impulsivo caso tenha ao menos seis sintomas de hiperatividade/impulsividade; e ao sub-tipo combinado caso apresente no mínimo seis sintomas de desatenção e seis sintomas de hiperatividade/impulsividade.

Como se trata o TDAH?
O Tratamento do TDAH envolve abordagens múltiplas :
- Intervenções psicoeducacionais
    - Com a família
    - Com o aluno
    - Com a escola
    - Intervenções psicoterapêuticas, psicopedagógicas e de rehabilitação neuropsicológica;
    - Intervenções psicofarmacológicas.


Intervenções do AEE
Para lidar com uma criança com TDAH, antes de qualquer coisa, o professor precisa conhecer o transtorno e conhecer diferenciá-lo de má-educação, indolência ou preguiça.” ( Paulo Mattos, No Mundo da Lua. Pag 120.)

Sempre adotar, uma atitude positiva, com elogios, e “ recompensá-los “ pelos comportamentos adequados, já que os estudantes com TDAH sempre são chamados à atenção para o que fazem errado.
Quando o estudante começa a ficar agitado, frustrado ou atrapalha o trabalho da classe redirecioná-lo para outra atividade ou situação. Por exemplo, mandá-lo buscar um material em algum setor da escola, permitir para que ele saia para dar uma volta, beber água, combinar sinais discretos para chamar-lhe a atenção ou lembrá-lo dos acordos.


Intervenções e propostas de inovações em sala de aula.

Será apresentado uma mostra flexível e dinâmica, que busca trabalhar de forma dinâmica, simultânea com o grupo e com o individual, respeitando as diferenças de cada um.
Objetivos: Devem cumprir os princípios da integração e da individualização, apontando objetivos comuns a todos e outros com caráter mais individualizados, sempre considerando as necessidades e as potencialidades de cada aluno.

Conteúdos: Deverão incluir não apenas os conteúdos relativos à aquisição de conceitos, princípios ou fatos, mas de procedimento, normas, valores, ou atitudes.
Deve-se visar ao desenvolvimento global do aluno abrangendo todas as áreas do conhecimento humano (afetiva, motora, social e cognitiva), e não apenas á area cognitiva. Os conteúdos selecionados devem ser funcionais ter maior aplicação e generalização na vida social, além de adequações às possibilidades, às necessidades e aos interesses dos alunos, para que a aprendizagem seja significativa.
Metodologia: A opção metodológica devera favorecer a atividade do aluno, preparando o trabalho de forma simples, sendo este mais estruturado e com o maior número de instruções possíveis; facilitar a execução, utilizando todos os tipos de recursos didáticos, a fim de se criarem estratégias necessárias a organização e ao desenvolvimento da tarefa; e aumentar o grau de comunicação com o aluno, detectando-se as dificuldades e o tipo de ajuda que ele necessita.

Avaliação: Deverá avaliar não apenas o aluno, mas também todo o contexto educacional no qual se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem, e também o contexto educacional da sala de aula, o desenvolvimento na prática das proposições da programação, análise das diferentes interações e a organização do espaço físico, a avaliação deste aspecto serve para identificar o que ocorre na sala de aula e para a tomada de decisões quanto às modificações necessárias do plano.
Na utilização das provas com base em critérios em que não há comparação do aluno com os demais, mas apenas a verificação de sua evolução diante de objetivos determinados. A observação diária avalia outros aspectos do aluno considerando sempre o contexto educacional.


Mensagem Final Ensinar é uma tarefa que impõe desafios diários e variados para o educador. Ensinar uma criança com TDAH é ainda mais desafiador, pois uma criança com TDAH é única.
(Autor Desconhecido

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