Conhecendo
o TDAH - Uma Visão Geral Sobre o
Transtorno do Déficit De Atenção
e Hiperatividade
Professora
Andreia Mazzonetto
E.E.B.
Coronel Ernesto Bertaso
Professora
Angela Maria Fainello
E.E.B.
Professora Zélia Scharf
O
TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas ainda
desconhecidas, mas com forte participação genética, uma mutação
no gene transportador de dopamina e noradrenalina foi
encontrado na maioria dos casos.O déficit de atenção é uma
condição de base orgânica, que tem por principais características
dificuldades em manter o foco da atenção, controle da impulsividade
e da agitação, que é a hiperatividade.
Nas
crianças com TDAH, há uma estrutura cerebral que não “ trabalha”
como seria o esperado. Esta estrutura é chamada de lobo pré-frontal
– é uma área do córtex cerebral localizada na parte da frente da
cabeça, entre a testa e o meio do crânio. Esta área é formada por
milhões de células cerebrais chamadas de neurônios.
Quando o córtex pré-frontal tem seu funcionamento comprometido, a pessoa passa a enfrentar muitas dificuldades, entre elas problemas com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.
Quando o córtex pré-frontal tem seu funcionamento comprometido, a pessoa passa a enfrentar muitas dificuldades, entre elas problemas com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.
Diagnóstico
Existe
apenas um diagnóstico de TDAH, com três formas de apresentação
de acordo com os tipos de sintomas predominantes. Ou seja, a pessoa
pertencerá ao subtipo predominantemente desatento caso tenha ao
menos seis sintomas de desatenção; ao subtipo predominantemente
hiperativo/impulsivo caso tenha ao menos seis sintomas de
hiperatividade/impulsividade; e ao sub-tipo combinado caso apresente
no mínimo seis sintomas de desatenção e seis sintomas de
hiperatividade/impulsividade.
Como
se trata o TDAH?
O
Tratamento do TDAH envolve abordagens múltiplas :
-
Intervenções psicoeducacionais
-
Com a família
-
Com o aluno
-
Com a escola
-
Intervenções psicoterapêuticas, psicopedagógicas e de
rehabilitação neuropsicológica;
-
Intervenções psicofarmacológicas.
Intervenções
do AEE
“Para
lidar com uma criança com TDAH, antes de qualquer coisa, o professor
precisa conhecer o transtorno e conhecer diferenciá-lo de
má-educação, indolência ou preguiça.” ( Paulo Mattos, No
Mundo da Lua. Pag 120.)
Sempre
adotar, uma atitude positiva, com elogios, e “ recompensá-los “
pelos comportamentos adequados, já que os estudantes com TDAH sempre
são chamados à atenção para o que fazem errado.
Quando
o estudante começa a ficar agitado, frustrado ou atrapalha o
trabalho da classe redirecioná-lo para outra atividade ou situação.
Por exemplo, mandá-lo buscar um material em algum setor da escola,
permitir para que ele saia para dar uma volta, beber água, combinar
sinais discretos para chamar-lhe a atenção ou lembrá-lo dos
acordos.
Intervenções
e propostas de inovações em sala de aula.
Será
apresentado uma mostra flexível e dinâmica, que busca trabalhar de
forma dinâmica, simultânea com o grupo e com o individual,
respeitando as diferenças de cada um.
Objetivos:
Devem cumprir os princípios da integração e da
individualização, apontando objetivos comuns a todos e outros com
caráter mais individualizados, sempre considerando as necessidades e
as potencialidades de cada aluno.
Conteúdos:
Deverão
incluir não apenas os conteúdos relativos à aquisição de
conceitos, princípios ou fatos, mas de procedimento, normas,
valores, ou atitudes.
Deve-se
visar ao desenvolvimento global do aluno abrangendo todas as áreas
do conhecimento humano (afetiva, motora, social e cognitiva), e não
apenas á area cognitiva. Os conteúdos selecionados devem ser
funcionais ter maior aplicação e generalização na vida social,
além de adequações às possibilidades, às necessidades e aos
interesses dos alunos, para que a aprendizagem seja significativa.
Metodologia:
A opção metodológica devera favorecer a atividade do aluno,
preparando o trabalho de forma simples, sendo este mais estruturado e
com o maior número de instruções possíveis; facilitar a execução,
utilizando todos os tipos de recursos didáticos, a fim de se criarem
estratégias necessárias a organização e ao desenvolvimento da
tarefa; e aumentar o grau de comunicação com o aluno, detectando-se
as dificuldades e o tipo de ajuda que ele necessita.
Avaliação:
Deverá avaliar não apenas o aluno, mas também todo o contexto
educacional no qual se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem,
e também o contexto educacional da sala de aula, o desenvolvimento
na prática das proposições da programação, análise das
diferentes interações e a organização do espaço físico, a
avaliação deste aspecto serve para identificar o que ocorre na sala
de aula e para a tomada de decisões quanto às modificações
necessárias do plano.
Na
utilização das provas com base em critérios em que não há
comparação do aluno com os demais, mas apenas a verificação de
sua evolução diante de objetivos determinados. A observação
diária avalia outros aspectos do aluno considerando sempre o
contexto educacional.
Mensagem
Final Ensinar é uma tarefa que impõe desafios diários e variados
para o educador. Ensinar uma criança com TDAH é ainda mais
desafiador, pois uma criança com TDAH é única.
(Autor
Desconhecido
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