BRINCADEIRA
DOS PONTINHOS
A
Professora deverá fazer vários pontinhos em uma folha ou no quadro,
depois jogar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo, o
participante começa fazendo um traço ligando um ponto ao outro, em
seguida o próximo participante fará o mesmo, assim sucessivamente
até um dos participantes fecharem um quadrado e colocará a letra
inicial de seu nome ou uma letra escolhida pelo participante. Vence
quem tiver o maior número de quadrados fechados.
OBJETIVO:
Estimular a atenção e concentração do aluno;
JOGA
DA MEMÓRIA
A
Professora poderá escolher diversos jogos de memória para utilizar
com seus alunos, por exemplo: ANIMAIS, CORES, FORMAS, OBJETOS, CORPO
HUMANO, FRUTAS, NUMERAIS entre outros, e podem ser tanto na língua
Portuguesa como na inglesa!
OBJETIVO:
Aprimorar sua memorização, paciência, conhecimentos e
identificação, estimulação da atenção;
JOGOS
DE QUEBRA CABEÇA
É
um excelente jogo para testar sua paciência e sua concentração,
pode ser qualquer tipo de imagens até mesmas construídas pelo
educador e educando.
OBJETIVO:
Trabalhar a questão da organização, paciência e calma e
concentração;
BRINCADEIRA
DO STOP
Nessa
brincadeira os participantes pegam uma folha de ofício separam em
colunas escrevendo, COR, CIDADE, PAÍZ, ESTADO, CARRO, FLOR, NOME
PRÓPRIO, COMIDA, MARCA CONHECIDA, ANIMAL, entre outros, depois de
feito essa 1ª parte os participantes escrevem um papel um número de
0 à 10, fazendo a soma desses números o resultado final coincide
com uma letra do alfabeto, a letra indicada será a fonte chave da
brincadeira. Assim todos podem começar a escrever seus conhecimentos
o 1º a terminar grita STOP, e ai todos para de escrever, cada
palavra correta vale 10 pontos, quem não escrever nada fica com 0, e
no final somasse os pontos quem fizer o maior número vence.
OBJETIVO:
Despertar o conhecimento, concentração, estimular o exercício de
competição, organização, aprimoração de conhecimentos e
cálculos matemáticos.
QUAL
É A MÚSICA?
A
professora escolhe uma palavra, por exemplo,: “FELICIDADE” ai o
aluno tenta lembrar uma música que tem essa palavra e canta, se for
a mesma que a professora escolheu ele ganha 10 pontos se for outra
música mas que tem essa mesma palavra ele ganha 5 pontos, mas se não
cantar nenhuma ele fica com 0 pontos, no final fazem a soma quem mais
pontualizar vence essa brincadeira.
OBJETIVO:
Estimular a memória e conhecimento popular;
QUAL
É O DESENHO OU IMAGEM?
A
professora desenha no quadro um desenho de qualquer objeto, por
exemplo,: UM COPO, e o aluno vai adivinhar que desenho ela está
fazendo, depois o aluno desenha e a professora tenta adivinhar, quem
mais fizer pontos vence.
OBJETIVO:
Atenção, desenvolver a criatividade, habilidades atísticas;
ALGUMAS
ATIVIDADES QUE ESTIMULAM A MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO DO
ALUNO COM TDAH
JOGO
DE DOMINÓ;
JOGO
DE UNO;
PALAVRAS
CRUZADAS; LIVRE ESCOLHA DO TEMA;
CAÇA
PALAVRAS; LIVRE ESCOLHA DO TEMA;
CONSTRUÇÃO
DE HISTÓRIA A PARTIR DA IMAGEM;
ATIVIDADES
RELACIONADAS A ARTES, TAIS COMO DOBRADURA, PINTURA, UTILIZAÇÃO DE
MATERIAIS RECICLÁVEIS;
ATIVIDADES
QUE DESENVOLVE A COORDENAÇÃO MOTORA FINA( MÃOS);
MUSICALIZAÇÃO
NAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, (MÚSICAS DE UM SOM MAIS SERENO E CALMO,
NAS ATIVIDADES QUE NÃO REQUER A CONCENTRAÇÃO MUITO FOCADA);
ATIVIDADE
DA FORCA;
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIAS E INTERPRETAÇÃO;
JOGOS
DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS VIRTUAIS RELACIONÁDOS A PORTUGUÊS E
MATEMÁTICA;
JOGOS
DE ESTRATÉGIAS DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, UTILIZAÇÃO DE DADOS
COMO POR EXEMPLO O BANCO IMOBILIÁRIO, BINGO...
JOGOS
DE MONTAR PALAVRAS OU FRASES;
JOGOS
QUE UTILIZAM CÁLCULOS MATEMÁTICOS, COMO ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO,
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO;
ATIVIDADES
QUE AUXILIAM O ALUNO A INICIAR UMA ATIVIDADE E FINALIZAR, COMO POR
EXEMPLO,: A ELABORAÇÃO DE UM TEXTO, OU UM JOGO DE FASES ONDE ELE
DEVE PASSAR POR TODAS AS FASES SEM DESISTIR;
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