quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALUNOS COM TDAH - Andréia e Angela




BRINCADEIRA DOS PONTINHOS
A Professora deverá fazer vários pontinhos em uma folha ou no quadro, depois jogar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo, o participante começa fazendo um traço ligando um ponto ao outro, em seguida o próximo participante fará o mesmo, assim sucessivamente até um dos participantes fecharem um quadrado e colocará a letra inicial de seu nome ou uma letra escolhida pelo participante. Vence quem tiver o maior número de quadrados fechados.
OBJETIVO: Estimular a atenção e concentração do aluno;

JOGA DA MEMÓRIA
A Professora poderá escolher diversos jogos de memória para utilizar com seus alunos, por exemplo: ANIMAIS, CORES, FORMAS, OBJETOS, CORPO HUMANO, FRUTAS, NUMERAIS entre outros, e podem ser tanto na língua Portuguesa como na inglesa!
OBJETIVO: Aprimorar sua memorização, paciência, conhecimentos e identificação, estimulação da atenção;

JOGOS DE QUEBRA CABEÇA
É um excelente jogo para testar sua paciência e sua concentração, pode ser qualquer tipo de imagens até mesmas construídas pelo educador e educando.
OBJETIVO: Trabalhar a questão da organização, paciência e calma e concentração;




BRINCADEIRA DO STOP
Nessa brincadeira os participantes pegam uma folha de ofício separam em colunas escrevendo, COR, CIDADE, PAÍZ, ESTADO, CARRO, FLOR, NOME PRÓPRIO, COMIDA, MARCA CONHECIDA, ANIMAL, entre outros, depois de feito essa 1ª parte os participantes escrevem um papel um número de 0 à 10, fazendo a soma desses números o resultado final coincide com uma letra do alfabeto, a letra indicada será a fonte chave da brincadeira. Assim todos podem começar a escrever seus conhecimentos o 1º a terminar grita STOP, e ai todos para de escrever, cada palavra correta vale 10 pontos, quem não escrever nada fica com 0, e no final somasse os pontos quem fizer o maior número vence.
OBJETIVO: Despertar o conhecimento, concentração, estimular o exercício de competição, organização, aprimoração de conhecimentos e cálculos matemáticos.


QUAL É A MÚSICA?
A professora escolhe uma palavra, por exemplo,: “FELICIDADE” ai o aluno tenta lembrar uma música que tem essa palavra e canta, se for a mesma que a professora escolheu ele ganha 10 pontos se for outra música mas que tem essa mesma palavra ele ganha 5 pontos, mas se não cantar nenhuma ele fica com 0 pontos, no final fazem a soma quem mais pontualizar vence essa brincadeira.
OBJETIVO: Estimular a memória e conhecimento popular;

QUAL É O DESENHO OU IMAGEM?
A professora desenha no quadro um desenho de qualquer objeto, por exemplo,: UM COPO, e o aluno vai adivinhar que desenho ela está fazendo, depois o aluno desenha e a professora tenta adivinhar, quem mais fizer pontos vence.
OBJETIVO: Atenção, desenvolver a criatividade, habilidades atísticas;




ALGUMAS ATIVIDADES QUE ESTIMULAM A MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO DO ALUNO COM TDAH

JOGO DE DOMINÓ;
JOGO DE UNO;
PALAVRAS CRUZADAS; LIVRE ESCOLHA DO TEMA;
CAÇA PALAVRAS; LIVRE ESCOLHA DO TEMA;
CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIA A PARTIR DA IMAGEM;
ATIVIDADES RELACIONADAS A ARTES, TAIS COMO DOBRADURA, PINTURA, UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS;
ATIVIDADES QUE DESENVOLVE A COORDENAÇÃO MOTORA FINA( MÃOS);
MUSICALIZAÇÃO NAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS, (MÚSICAS DE UM SOM MAIS SERENO E CALMO, NAS ATIVIDADES QUE NÃO REQUER A CONCENTRAÇÃO MUITO FOCADA);
ATIVIDADE DA FORCA;
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E INTERPRETAÇÃO;
JOGOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS VIRTUAIS RELACIONÁDOS A PORTUGUÊS E MATEMÁTICA;
JOGOS DE ESTRATÉGIAS DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, UTILIZAÇÃO DE DADOS COMO POR EXEMPLO O BANCO IMOBILIÁRIO, BINGO...
JOGOS DE MONTAR PALAVRAS OU FRASES;
JOGOS QUE UTILIZAM CÁLCULOS MATEMÁTICOS, COMO ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO;
ATIVIDADES QUE AUXILIAM O ALUNO A INICIAR UMA ATIVIDADE E FINALIZAR, COMO POR EXEMPLO,: A ELABORAÇÃO DE UM TEXTO, OU UM JOGO DE FASES ONDE ELE DEVE PASSAR POR TODAS AS FASES SEM DESISTIR;

Nenhum comentário:

Postar um comentário