quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atividade SAEDE CEJA – 2013

Atividade para Sete de Setembro
Esta atividade foi desenvolvida pela professora Rosimary de Moura Santos no SAEDE/Misto do CEJA

Enviada por Sidinéia - Setor Pedagógico

Atividades para serem trabalhadas com alunos de SAEDE: Incluídos noEnsino Fundamental e Médio, com idade a partir de 10 anos, relacionadas a 7 de setembro.


Objetivos:

Trabalhar os alimentos e suas origens, cores, formas geométricas, quantidades, coordenação motora, oralidade, espacialidade, concentração, raciocínio,  conceitos de ser um cidadão e ter cidadania.e porque comemora-se 7 de setembro e, conceitos sobre o tema.

Metodologia:

Pode-se iniciar a atividade, com a música “Pacato Cidadão”, lendo e, ou, cantando para os alunos, estimulando-os para que cantem também.. Após, fazer questionamentos. Ex.: “ O que é pacato?, “O que é ser um cidadão? O que é civilização?” Pesquisar o significado, dessa forma inicia-se uma discussão do que representa na vida de cada um, por exemplo no dia-a dia, ser um cidadão, é ter direitos e deveres. Temos direito à saúde, educação, moradia, mas, temos também deveres. A professora poderá colocar que: “Eu tenho direito à educação,  mas eu posso vir para a escola e não cumprir com meus deveres de aluno? Chegar  e sair a hora que eu quiser?  Se recusar a participar das atividades e cumprir regras?” Com relação à saúde: “Tenho direito à saúde, mas se eu não cuidar do meu corpo, com higiene, alimentação, eu vou ter saúde?”E, assim pode-se trabalhar abrangendo vários conceitos relacionados.
Por que comemora-se 7 de setembro? Discutir com os alunos sobre o que é “independência”, o que significa ser  independente, sempre relacionando com a realidade dos alunos, da sociedade, economia. Por exemplo, “Quando ficamos doentes e temos que ir ao hospital, somos bem atendidos? Demora? Existe medicamento gratuito lá no posto para quem precisa?”
Para fazer a bandeira serão utlizados alimentos em grãos. Pode-se trabalhar a origem desses alimentos, como são consumidos, ex.: A canjiquinha vem do milho, tem que cozinhar ou comer cru? E assim com os outros alimentos. Pode ser explorado, as partes da bandeira e as cores, ex.: Quantos grãos serão necessários para cobrir cada parte da bandeira? O quadrado, losango, redondo. Na parte verde, vai ervilha, na parte amarela canjiquinha e assim por diante.
Para desenvolver tais atividades é importante, conhecer a realidade dos alunos pois só assim, será possível fazer a relação dos temas,  são apenas sugestões. Cabe ao professor avaliar a melhor forma de aplicá-las.

ESTÁ CHEGANDO 7 DE SETEMBRO...

A BANDEIRA DO BRASIL

MATERIAL

·         PAPEL COLORSET  NAS CORES VERDE, AMARELA, AZUL E BRANCA.

·         ANILINA AZUL.

·         CANJIQUINHA.

·         ERVILHA.

·         ARROZ.

·         FARINHA DE MANDIOCA.

·         TESOURA, COLA  E  RÉGUA.


COMO FAZER

·         RISQUE E RECORTE, NO PAPEL VERDE, UM RETÂNGULO COM 20cm X 15cm E, NO PAPEL AMARELO, RISQUE UM LOSANGO DE 10cm DE LADO.

·         COLE O LOSANGO NO CENTRO DO RETÂNGULO

·         NO PAPEL AZUL, RISQUE, RECORTE E COLE, NO LOSANGO, UM CÍRCULO MEDINDO 6,5 cm DE DIÂMETRO.

·         COM A ANILINA AZUL, TINJA A FARINHA DE MANDIOCA E DEIXE-A SECAR BEM.

·         INICIE A COLAGEM COBRINDO COM AS ERVILHAS, BEM JUNTINHAS, A PARTE VERDE DA BANDEIRA.

·         NO LOSANGO, COLE CANJIQUINHA E, NO CÍRCULO, COLE A FARINHA DE MANDIOCA TINGIDA.

·         FINALMENTE, RECORTE UMA FAIXA BRANCA, ESCREVA “ORDEM E PROGRESSO” E COLE-A SOBRE O CÍRCULO.

·         RECORTE VÁRIAS ESTRELINHAS E COLE-AS NO CÍRCULO AZUL.




PACATO CIDADÃO

PACATO CIDADÃO, TE CHAMEI A ATENÇÃO
NÃO FOI À TOA NÃO.

TRACEI A VIDA INTEIRA PLANOS TÃO INCRÍVEIS...
TRAMO À LUZ DO SOL.

APOIADO EM POESIA E EM TECNOLOGIA
AGORA À LUZ DO SOL.

PRA QUE TANTA SUJEIRA NAS RUAS E NOS RIOS?
QUALQUER COISA QUE SE SUJE TEM QUE LIMPAR.

SE VOCÊ NÃO GOSTA DELE, DIGA LOGO A VERDADE,
SEM PERDER A CABEÇA, SEM PERDER A AMIZADE.

PACATO CIDADÃO,
Ô PACATO DA CIVILIZAÇÃO...

Samuel Rosa/ Chico Amaral


1- Sublinhe no trecho da música acima as palavras iniciadas com a letra C e circule as que apresentam a letra C no meio delas.

2- Discuta, coletivamente, o significado das palavras cidadão e cidadania.

3- Forme um grupo com  três colegas e construam um texto coletivo, que pode ser  escrito, com desenhos ou figuras com o tema: “Para você o que é ser um cidadão?”Depois, apresentem o trabalho para a turma.



RECORTE E COLE

1- Recorte de jornais e revistas gravuras e desenhos iniciados com a letra C e cole-os no quadro correspondente.

CA
CE
CI
CO

CU






Nenhum comentário:

Postar um comentário