Atividade
para Sete de Setembro
Esta
atividade foi desenvolvida pela professora Rosimary de Moura Santos no
SAEDE/Misto do CEJA
Enviada
por Sidinéia - Setor Pedagógico
Atividades para serem trabalhadas com alunos de SAEDE:
Incluídos noEnsino Fundamental e Médio, com idade a partir de 10 anos,
relacionadas a 7 de setembro.
Objetivos:
Trabalhar os alimentos e suas origens, cores, formas
geométricas, quantidades, coordenação motora, oralidade, espacialidade,
concentração, raciocínio, conceitos de
ser um cidadão e ter cidadania.e porque comemora-se 7 de setembro e, conceitos
sobre o tema.
Metodologia:
Pode-se iniciar a atividade, com a música “Pacato
Cidadão”, lendo e, ou, cantando para os alunos, estimulando-os para que cantem
também.. Após, fazer questionamentos. Ex.: “ O que é pacato?, “O que é ser um
cidadão? O que é civilização?” Pesquisar o significado, dessa forma inicia-se
uma discussão do que representa na vida de cada um, por exemplo no dia-a dia,
ser um cidadão, é ter direitos e deveres. Temos direito à saúde, educação,
moradia, mas, temos também deveres. A professora poderá colocar que: “Eu tenho
direito à educação, mas eu posso vir
para a escola e não cumprir com meus deveres de aluno? Chegar e sair a hora que eu quiser? Se recusar a participar das atividades e
cumprir regras?” Com relação à saúde: “Tenho direito à saúde, mas se eu não
cuidar do meu corpo, com higiene, alimentação, eu vou ter saúde?”E, assim
pode-se trabalhar abrangendo vários conceitos relacionados.
Por que comemora-se 7 de setembro? Discutir com os
alunos sobre o que é “independência”, o que significa ser independente, sempre relacionando com a
realidade dos alunos, da sociedade, economia. Por exemplo, “Quando ficamos
doentes e temos que ir ao hospital, somos bem atendidos? Demora? Existe
medicamento gratuito lá no posto para quem precisa?”
Para fazer a bandeira serão utlizados alimentos em
grãos. Pode-se trabalhar a origem desses alimentos, como são consumidos, ex.: A
canjiquinha vem do milho, tem que cozinhar ou comer cru? E assim com os outros
alimentos. Pode ser explorado, as partes da bandeira e as cores, ex.: Quantos
grãos serão necessários para cobrir cada parte da bandeira? O quadrado,
losango, redondo. Na parte verde, vai ervilha, na parte amarela canjiquinha e
assim por diante.
Para desenvolver tais atividades é importante,
conhecer a realidade dos alunos pois só assim, será possível fazer a relação
dos temas, são apenas sugestões. Cabe ao
professor avaliar a melhor forma de aplicá-las.
ESTÁ CHEGANDO 7 DE SETEMBRO...
A BANDEIRA DO BRASIL
MATERIAL
·
PAPEL COLORSET NAS CORES VERDE, AMARELA, AZUL E BRANCA.
·
ANILINA AZUL.
·
CANJIQUINHA.
·
ERVILHA.
·
ARROZ.
·
FARINHA DE
MANDIOCA.
·
TESOURA,
COLA E
RÉGUA.
COMO FAZER
·
RISQUE E
RECORTE, NO PAPEL VERDE, UM RETÂNGULO COM 20cm X 15cm E, NO PAPEL AMARELO,
RISQUE UM LOSANGO DE 10cm DE LADO.
·
COLE O LOSANGO
NO CENTRO DO RETÂNGULO
·
NO PAPEL AZUL,
RISQUE, RECORTE E COLE, NO LOSANGO, UM CÍRCULO MEDINDO 6,5 cm DE DIÂMETRO.
·
COM A ANILINA
AZUL, TINJA A FARINHA DE MANDIOCA E DEIXE-A SECAR BEM.
·
INICIE A COLAGEM
COBRINDO COM AS ERVILHAS, BEM JUNTINHAS, A PARTE VERDE DA BANDEIRA.
·
NO LOSANGO, COLE
CANJIQUINHA E, NO CÍRCULO, COLE A FARINHA DE MANDIOCA TINGIDA.
·
FINALMENTE,
RECORTE UMA FAIXA BRANCA, ESCREVA “ORDEM E PROGRESSO” E COLE-A SOBRE O CÍRCULO.
·
RECORTE VÁRIAS
ESTRELINHAS E COLE-AS NO CÍRCULO AZUL.
PACATO CIDADÃO
PACATO CIDADÃO, TE CHAMEI A ATENÇÃO
NÃO FOI À TOA NÃO.
TRACEI A VIDA INTEIRA PLANOS TÃO INCRÍVEIS...
TRAMO À LUZ DO SOL.
APOIADO EM POESIA E EM TECNOLOGIA
AGORA À LUZ DO SOL.
PRA QUE TANTA SUJEIRA NAS RUAS E NOS RIOS?
QUALQUER COISA QUE SE SUJE TEM QUE LIMPAR.
SE VOCÊ NÃO GOSTA DELE, DIGA LOGO A VERDADE,
SEM PERDER A CABEÇA, SEM PERDER A AMIZADE.
PACATO CIDADÃO,
Ô PACATO DA CIVILIZAÇÃO...
Samuel Rosa/ Chico Amaral
1- Sublinhe no trecho da música acima as palavras
iniciadas com a letra C e circule as que apresentam a letra C no
meio delas.
2- Discuta, coletivamente, o significado das palavras cidadão
e cidadania.
3- Forme um grupo com
três colegas e construam um texto coletivo, que pode ser escrito, com desenhos ou figuras com o tema:
“Para você o que é ser um cidadão?”Depois, apresentem o trabalho para a turma.
RECORTE E COLE
1- Recorte de jornais e revistas gravuras e desenhos
iniciados com a letra C e cole-os no quadro correspondente.
CA
CE
CI
CO
CU
Nenhum comentário:
Postar um comentário