ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA
EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR
4ª GERED - CHAPECÓ
HOSPITAL DA CRIANÇA
”AUGUSTA MULLER BOHNER”
CORPO DOCENTE:
José Carlos Zacharczuk
Aleandra Defaveri Cristova
A sala de aula do
hospital é a janela por onde a criança se conecta com o mundo.
Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante acaba
sendo transformado com a vinda da pedagogia hospitalar.
FONSECA (s/d apud
revista crescer 2002, p.58).
LEGISLAÇÃO
A universalização
do atendimento escolar provém do artigo 214 da constituição federal de
1988. No Brasil reconheceu a legislação por meio do Estatuto da Criança e
Adolescente hospitalizado, por meio da resolução 41 de
outubro de 1995 no item 9.
O direito de desfrutar de alguma forma de recreação programas de educação para
a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar.
Diário Oficial da União 17-10-95 Brasília Distrito
Federal.
Posterior a
este processo por meio da Resolução do Conselho Nacional da Educação (Brasil
2001) que institui-se as Diretrizes Nacionais para a
Educação Especial na Educação Básica no seu artigo 13, destaca a necessidade
da ação integrada entre a escola e o sistema de saúde.
Em 2002 foi promulgado outro
documento Intitulado Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico domiciliar
publicado pelo MEC (Brasil 2002) com objetivo especifico de estruturar
ações, políticas de organização do sistema de atendimento
educacional em ambiente hospitalares e
domiciliares.
A Secretaria
Estadual de Educação de Santa Catarina, através da Portaria N 30 de
05/03/2001 dispõe sobre a implantação de atendimento hospitalar.
OBJETIVO DA CLASSE
HOSPITALAR
Possibilitar, orientar e
elaborar estratégias para o acompanhamento pedagógico
- educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento dos
educandos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular,
no ambito da educação básica e que se encontram
impossibilitados ou permanentemente e, garantir
a manutenção do vínculo com as escolas.
MODALIDADE: ATENDIMENTO
Educandos matriculados ou não
no ensino regular de 04 a 17 anos.
INSTITUIÇÕES ATENDIDAS:
Escolas: particular, estadual,
municipal, Instituições de Educação Especial, programas educacionais.
FUNÇÃO DO PEDAGOGO:
> Humanizador,
> Identificação de suas
necessidades = realidade,
>
Enfrentamento do problema clinico com elevado nível
de discernimento.
> Processo de participação
individual e coletiva,
> Perceber o
outro, ouvir e olhar sensível,
> Flexível,
inovador, positivo, carinhoso, comprometido, desafiador, amigo ...
SETORES ATENDIDOS:
>Ala
pediátrica (internados)
>Centro cirúrgico
>Pronto socorro.
CLASSE
HOSPITALAR
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