terça-feira, 10 de junho de 2014

CLASSE HOSPITALAR - 2013

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE  ESTADO  DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR
4ª  GERED  - CHAPECÓ


HOSPITAL DA CRIANÇA
 ”AUGUSTA MULLER BOHNER”

  
CORPO DOCENTE:
José Carlos Zacharczuk
Aleandra  Defaveri  Cristova



A sala de aula do hospital é a janela por onde a criança se conecta com o mundo. Um ambiente que poderia ser frio e desconfortante acaba sendo transformado com a vinda da pedagogia hospitalar.
FONSECA (s/d apud revista crescer 2002, p.58).

LEGISLAÇÃO
A universalização do atendimento escolar provém do artigo 214 da constituição federal de 1988. No Brasil reconheceu a legislação por meio do Estatuto da Criança e Adolescente hospitalizado, por meio da resolução 41 de outubro de 1995 no item 9.
O direito de desfrutar de alguma forma de recreação programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar.
Diário Oficial da União 17-10-95 Brasília Distrito Federal.
Posterior a este processo por meio da Resolução do Conselho Nacional da Educação (Brasil 2001) que institui-se as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica no seu artigo 13, destaca a necessidade da ação integrada entre a escola e o sistema de saúde.
Em 2002 foi promulgado outro documento Intitulado Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico domiciliar publicado pelo MEC (Brasil 2002) com objetivo especifico de estruturar ações, políticas de organização do sistema de atendimento
educacional em ambiente hospitalares e domiciliares.

 A Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, através da Portaria N 30 de 05/03/2001 dispõe sobre a implantação de atendimento hospitalar.

OBJETIVO DA CLASSE HOSPITALAR
Possibilitar, orientar e elaborar estratégias para o acompanhamento pedagógico - educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento dos educandos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no ambito da educação básica e que se encontram impossibilitados ou permanentemente   e,     garantir a manutenção do vínculo com as escolas.

MODALIDADE: ATENDIMENTO
Educandos matriculados ou não no ensino regular de 04  a 17 anos.

INSTITUIÇÕES ATENDIDAS:
Escolas: particular, estadual, municipal, Instituições de Educação Especial, programas educacionais.

FUNÇÃO DO  PEDAGOGO:
> Humanizador,
> Identificação de suas necessidades = realidade,
> Enfrentamento do problema clinico com elevado nível de discernimento.
> Processo de participação individual e coletiva,
> Perceber  o outro, ouvir e olhar sensível,
> Flexível, inovador, positivo, carinhoso, comprometido, desafiador, amigo ...

SETORES ATENDIDOS:
>Ala pediátrica (internados)
>Centro cirúrgico
>Pronto socorro.

CLASSE
HOSPITALAR

    

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