Escola
de Chapecó introduz cinoterapia ao currículo escolar
Chapecó
(13/04/2013)
Uma
aula diferente que estimula a afetividade das crianças, por meio de
contato com um cachorro. Assim são as segundas-feiras na Escola
Estadual Básica Irene Stonoga, em Chapecó. Alunos das 4ª, 5ª e 6ª
séries do Ensino Fundamental participam toda semana da aula de
cinoterapia, onde a atração principal é a Fênix, um cão da raça
labrador, que é utilizada como meio facilitador no processo de
ensino-aprendizagem.
O
projeto-piloto desenvolvido pelo curso de Fisioterapia da Unochapecó,
em parceria com a Gerência de Educação da Secretaria de
Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó e o Corpo de Bombeiros,
além de trabalhar com crianças com algum tipo de deficiência ou
transtornos invasivos de desenvolvimento, integra também todos os
alunos. “Como é inclusão, todos fazem a atividade juntos para que
possam se sentir parte do processo”, comenta a coordenadora do
projeto, Michele Minozzo dos Anjos.
Segundo
o cabo Zambom, do Corpo de Bombeiros, os benefícios da terapia com
cães são inúmeros. “As crianças se sentem mais empolgadas. As
aulas de cinoterapia melhoram a concentração, memória, atenção,
coordenação motora e a autoestima de todos os alunos”, destaca.
Michele acrescenta ainda que a cinoterapia favorece a socialização,
abre espaço para a convivência em grupo e ajuda na inclusão de
crianças com necessidades educativas especiais.
Os
resultados já são notados na escola. A diretora da EEB, Mariana
Corti, destaca que a indisciplina diminuiu e que o relacionamento
entre os alunos melhorou. “A avaliação é muito positiva.
Melhorou principalmente a concentração dos alunos na sala”,
disse. A aula deu tão certo que já faz parte do currículo escolar.
“Nossa ideia, agora, é ampliar para todas as turmas da escola”,
complementa a diretora.
O
que é cinoterapia?
Nova
abordagem terapêutica tem como diferencial o uso de cães como
coterapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas
com necessidades especiais. Ajuda a realizar atividades lúdicas que
estimulam o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a
imaginação e o autoconhecimento. Profissionais das áreas de saúde
e educação utilizam esse instrumento como reforçador, estimulador
e facilitador da reabilitação e reeducação global.
Publicado por: Douglas
Dorneles.
http://www.cco.sdr.sc.gov.br/
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