segunda-feira, 29 de abril de 2013

Escola de Chapecó introduz cinoterapia ao currículo escolar


Escola de Chapecó introduz cinoterapia ao currículo escolar
Chapecó (13/04/2013)
Uma aula diferente que estimula a afetividade das crianças, por meio de contato com um cachorro. Assim são as segundas-feiras na Escola Estadual Básica Irene Stonoga, em Chapecó. Alunos das 4ª, 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental participam toda semana da aula de cinoterapia, onde a atração principal é a Fênix, um cão da raça labrador, que é utilizada como meio facilitador no processo de ensino-aprendizagem.
O projeto-piloto desenvolvido pelo curso de Fisioterapia da Unochapecó, em parceria com a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó e o Corpo de Bombeiros, além de trabalhar com crianças com algum tipo de deficiência ou transtornos invasivos de desenvolvimento, integra também todos os alunos. “Como é inclusão, todos fazem a atividade juntos para que possam se sentir parte do processo”, comenta a coordenadora do projeto, Michele Minozzo dos Anjos.
Segundo o cabo Zambom, do Corpo de Bombeiros, os benefícios da terapia com cães são inúmeros. “As crianças se sentem mais empolgadas. As aulas de cinoterapia melhoram a concentração, memória, atenção, coordenação motora e a autoestima de todos os alunos”, destaca. Michele acrescenta ainda que a cinoterapia favorece a socialização, abre espaço para a convivência em grupo e ajuda na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais.
Os resultados já são notados na escola. A diretora da EEB, Mariana Corti, destaca que a indisciplina diminuiu e que o relacionamento entre os alunos melhorou. “A avaliação é muito positiva. Melhorou principalmente a concentração dos alunos na sala”, disse. A aula deu tão certo que já faz parte do currículo escolar. “Nossa ideia, agora, é ampliar para todas as turmas da escola”, complementa a diretora.
O que é cinoterapia?
Nova abordagem terapêutica tem como diferencial o uso de cães como coterapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Ajuda a realizar atividades lúdicas que estimulam o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento. Profissionais das áreas de saúde e educação utilizam esse instrumento como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e reeducação global.

 
Publicado por:   Douglas Dorneles.
http://www.cco.sdr.sc.gov.br/




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