Quais
os direitos dos alunos disléxicos
Se analisarmos todas as
legislações vamos ver claramente que ficou sob a responsabilidade da escola e
de toda sua equipe a definição do projeto de educação, de metodologia e da
avaliação, desde que seja contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período a
serem desenvolvidas. Abandonou detalhes para agarrar-se ao amplo, ao
abrangente. Educação vista como um processo de permanente crescimento do
educando, visando seu pleno desenvolvimento, onde conceitos, menções e notas
devem ser vistos como meros registros, prontos a serem alterados com a mudança
de situação.
E, nessa busca do pleno
desenvolvimento e do processo do educando, estão presentes outros objetivos
que, não só os de dimensão cognitiva e os de natureza sócio-afetiva e
psicomotora, que igualmente precisam ser trabalhados e avaliados.
O cuidado deve estar é
no uso que se pode fazer desta avaliação, não a dissociando da idéia do pleno
desenvolvimento do indivíduo, principalmente em situações de dificuldades de
aprendizagem, como a dislexia, em que o aluno aprende, mas não demonstra pela
leitura e pela escrita.
E os professores
precisam ir muito além de um "olhar" para avaliar, levando em conta
que as dificuldades, defasagem, comprometimentos tem inúmeras causas e nem
sempre configuram um aluno considerado ANAEE. Compreenderem o problema da
criança disléxica para que não seja taxada de “preguiçosa” ou estúpida”, mas,
facilitadores de intervenções apropriadas e fonte de apoio emocional.
A dislexia não é impedimento para a aprendizagem.
São comum professores que tem alunos disléxicos e não sabem que são disléxicos,
dizerem: ”Eu não entendo, ele sabe tudo, consegue entender questões e abstrai
antes de todos os outros na sala… mas quando vai escrever ou ler…”
Em geral, os disléxicos
são pessoas criativas e não raro possuem inteligência acima da média. Muitos se
destacam na música (o cantor John Lennon), nas artes cênicas (o ator Tom
Cruise), nas artes plásticas (o genial Vincent van Gogh) ou nos esportes
(jogador Magic Johnson).
Mesmo talentosos, os
disléxicos costumam ser rotulados de preguiçosos ou apontados como
problemáticos, o que pode causar outros danos, do ponto de vista
emocional, costumam ter
baixa auto estima, por terem consciência da dificuldade, que muitas vezes nem
eles mesmos entendem.
As intervenções dos
professores devem ser:
- atendimento
individualizado, pois assim será mais fácil o seu aprendizado.
-evitar tratar esse aluno diferentemente dos demais, jamais
ressaltar as dificuldades diante de todos e nem corrigi-lo diante de outros.
-demonstrar compreensão
e pacientemente ouvir a criança, deixando-a livre para expor seus pensamentos;
- o professor deve estar
atento aos comportamentos dos alunos, para perceber se existe algo que o impeça
de aprender para poder assim, encaminhá-lo aos profissionais competentes (como
acuidade auditiva e/ ou visual, psicológica...)
-usar o lúdico, pois os jogos facilitam a aprendizagem para os disléxicos, e os
outros também.
-não forçar o aluno com dislexia a fazer as suas lições, principalmente quando
este estiver muito nervoso.
- atividades de situações
problemas ajudarão na compreensão, quando o professor trabalhar com o concreto.
Estratégias que ajudam
Falar-Ler-Ouvir-Escrever
- Método fonético,
montagem de manuais de alfabetização, material concreto, desenhar
- Gravador,
calculadora, material dourado, máscara para texto, letras com textura
- Não forçar leitura em
voz alta .
- Coloque sentado perto
da professora e da lousa
- Acompanhar suas
anotações
- Oferecer lápis de cor
para diferenciar as linhas
A Dislexia não é curada
sem um tratamento apropriado, não é superada com o tempo, não pode passar
despercebida. Precisam ter oportunidade e tratamento adequado.
O aluno disléxico deve
ter um currículo adaptado, um atendimento complementar com uma Equipe de Apoio
Pedagógico, ser trabalhado, constantemente na sua auto estima.
Avaliação
Avaliar na oralidade,
não force a copiar do quadro, tenha sempre uma atividade para executar enquanto
os demais copiam. Ele não precisa saber tudo, (adaptação curricular) priorize o
essencial. Não dê sua nota em voz alta
Essas são as
recomendações dos psicopedagogos e da ABAD (Associação Brasileira de Dislexia)
Veja a lista de 15
disléxicos
famosos:
- Agatha Christie (escritora)
- Charles Darwin (cientista)
- Cher (cantora)
- Franklin D. Roosevelt (32° presidente dos Estados Unidos)
Assim como Tom Cruise, ator Robin
Williams possui distúrbios disléxicos
|
- George Washington (1º presidente dos Estados Unidos)
- Leonardo Da Vinci (artista e inventor)
- Napoleão Bonaparte (imperador da França)
- Pablo Picasso (artista plástico)
- Robin Williams (ator)
- Thomas A. Edison (inventor da lâmpada)
- Tom Cruise (ator)
- Vincent van Gogh (pintor)
- Winston Churchill (primeiro-ministro britânico)
- Walt Disney (fundador dos estúdios Disney)
- Whoopi Goldberg (atriz)
Referências:
O psicopedagogo x Dislexia
Abraço!
Profe: Leony - EEB Lara Ribas
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