Escrito
por ABDA
TDAH - GUIA PARA PROFESSORES:
Os professores são peças fundamentais no processo de aprendizagem
dos alunos, portanto merecem um capítulo à parte quando o assunto é o
tratamento do TDAH.
Neste capitulo, vou comentar sobre estratégias a serem adotadas em
sala de aula para melhorar a capacidade atencional e diminuir os prejuízos
decorrentes de comportamentos hiperativos, facilitando, assim, a aprendizagem.
O interessante disso tudo é que as estratégias podem ajudar a todos. Tanto
alunos com TDAH podem se beneficiar dessas estratégias, como alunos com TDAH de
outros problemas comportamentais e também aqueles que não apresentam problema
algum.
DICAS PARA OS PROFESSORES
1- Estabeleça rotinas: Mantenha
a sala de aula organizada e estruturada. O estabelecimento de uma rotina diária
em sala de aula facilitará o entendimento e a aprendizagem de todas as
crianças. Estimule o aluno a limpar sua mochila semanalmente e a mantê-la
organizada também.
2- Crie as regras da sala de aula: Regras
claras e objetivas ajudam na manutenção da disciplina em sala de aula. Essas
regras podem ser fixadas em um painel localizado em local de fácil visualização
pelos alunos. Consequências negativas por quebra das regras também podem ser
fixadas no painel, assim como consequências positivas (prêmios) por
comportamentos assertivos.
3- Agenda escola-casa: Trata-se de
uma estratégia comumente usada pelos professores. Através dela, informações
importantes poderão ser trocadas sobre o comportamento do aluno em sala de
aula, no recreio escolar, ou sobre a execução de deveres de casa e atividades.
Enfim, pais e professores poderão manter um canal de comunicação para saber
como está a criança ou adolescente.
4- Sentar na frente na sala de aula: Será
mais fácil monitorar e ajudar o estudante com dificuldade nos estudos e com um
comportamento desatento ou hiperativo sentando-o na frente na sala de aula,
próximo ao quadro e ao professor. Isso irá facilitar o controle e manejo e
comportamentos inadequados em sala de aula, além de permitir que o professor
faça intervenções ou elogie boas atitudes desse aluno.
5- Matérias mais difíceis no início da
aula: Não apenas os que tem TDAH, mas todos os estudantes estão mais
aptos à aprendizagem no início do horário letivo. Portanto, as disciplinas mais
difíceis podem ser “privilegiadas” nesse momento, com maiores chances de serem
assimiladas, enquanto no final do dia todos estão mais cansados, e os conteúdos
mais difíceis podem ser ensinados nesse momento.
6- Pausas regulares: Todos nós
possuímos uma determinada capacidade para permanecermos atentos. Isso significa
que após um determinado tempo, nossa capacidade atencional diminui muito, assim
como nosso desempenho. Portanto, permitir pausas regulares entre as atividades
é uma conduta importante para que os alunos possam relaxar por alguns minutos.
7- Ensine técnicas de organização e
estudo: Normalmente, crianças e adolescentes apresentam dificuldade
para se organizar e planejar os estudos. Se esses estudantes tivessem TDAH será
ainda maior. Portanto, o professor pode exercer um papel importantíssimo no
estabelecimento de técnicas de organização para favorecer o estudo em casa.
8- “Tempo extra” para responder às
perguntas: Por que não? Estamos lidando com um aluno que apresenta
dificuldade no controle da atenção, desorganizado, mas que se conseguir um tempo
extra, pode atingir os objetivos propostos pelo professor. Logo, permitir um
tempo extra para responder às perguntas propostas durante a aula ou durante a
prova pode e deve ser realizado.
9- Questione sobre dúvidas em sala de
aula: O professor deve questionar o portador de TDAH, assim como
outros estudantes dificuldades acadêmicas, sobre dúvidas em sala de aula. Isto
ajudará na assimilação de conceitos e favorecerá a atenção do aluno.
10- Estimule e elogie: Portadores
de TDAH comumente apresentam baixa autoestima, pois estão constantemente
recebendo críticas, podendo se tornar desestimulados com a escola. Elogiando e
estimulando seu esforço, o aluno se sentirá valorizado, sua autoestima será
protegida e teremos grandes chances de observar um crescimento acadêmico.
Estimule o aluno com palavras de incentivo. Faça cartazes para serem colocados
no mural de recados com as regras do bom comportamento, recompensas por bom
comportamento e consequências pelo desrespeito às regras.
11- Premie o bom comportamento
em sala de aula: Também chamado de esforço positivo. Essa estratégia
visa a estimular que comportamentos assertivos sejam potencializados e o
interesse pelos estudos aumente, promovendo a melhoria do desempenho acadêmico
de todos. Implemente um programa com pontuação e recompensas por bom
comportamento, também chamado de economia de fichas. Você pode escrever um
contrato entre você e o aluno em que ele concorde em realizar seus trabalhos de
sala e associar-se a uma premiação em caso de sucesso. Ao final do capítulo há
exemplos de premiações em sala de aula.
12- Traga a aula para o
dia a dia do aluno: Temos mais um fator para a melhoria acadêmica de
qualquer estudante: a motivação. Muitas crianças e adolescentes encontram
dificuldade em entender a necessidade de algumas disciplinas. Portanto, a
contextualização da matéria ensinada pode ser uma boa alternativa para atrair o
interesse do aluno. A matemática será muito mais interessante caso o aluno
aprenda a utilizá-la concretamente em sua rotina diária. O português pode
envolver a utilização de recortes de jornais e revistas, assim como geografia e
história. Enfim, existem inúmeras formas de tornar as disciplinas interessantes
para os alunos. Ao final do capítulo, há orientações sobre estratégias para atrair
a atenção do aluno em sala de aula.
13- Seja simpático: Costumo
me lembrar de meus professores do colégio e os melhores eram sempre aqueles
dinâmicos, extrovertidos, que se movimentavam em sala de aula, motivadores,
engraçados e que chamavam os alunos pelos nomes. Oscile a entonação e o volume
de voz para atrai a atenção. O professor pode ser um excelente modelo de
comportamento para seus alunos. Portanto, seja empático!
14- Dividir trabalhos por
partes: Uma vez que crianças e adolescentes com TDAH apresentam
dificuldade na organização para a execução de trabalhos escolares, ensiná-los a
dividir em várias etapas pode ser uma grande estratégia para facilitar a
resolução e a conclusão, tornando o trabalho menos exaustivo.
15- Agenda e lista de
atividades diárias: Atualmente nossas crianças e adolescentes têm
muitas atividades. São aulas particulares, aulas de inglês, futebol, judô etc.
Bem, ensiná-los a utilizar uma agenda ou uma lista de atividades diárias pode
auxiliar muito na organização e no planejamento de seu tempo.
16- Leitura sobre os
transtornos comportamentais: Professores devem ter algum conhecimento
técnico sobre os problemas comportamentais escolares. Portanto, leia bastante
sobre o TDAH e outras condições comportamentais que acometem crianças e
adolescentes.
17- Seja assertivo: O
professor é figura central e modelo de aprendizagem para seus alunos, portanto
seja assertivo em suas colocações. Evite críticas, pois o aluno com TDAH
normalmente apresenta um prejuízo muito grande em sua autoestima. Prefira
elogios, mas caso a crítica seja necessária, converse separadamente com o aluno
para evitar expor suas dificuldades acadêmicas e comportamentais aos outros
estudantes.
18- Esteja alerta e
antecipe problemas: Muitas vezes as mudanças comportamentais dos
alunos seguem um padrão. Identificando precocemente esse padrão de
comportamento, professores podem antecipar situações problemáticas, como por
exemplo: sempre que um aluno começa a levantar da carteira, outros o seguem e
em segundos todos estão conversando e dispersos. O professor pode se antecipar
e combinar que será permitido que o aluno se levante da carteira após os
exercícios terem sido concluídos e com sua autorização. Lembre os alunos sobre
o comportamento esperado para essa ou aquela atividade em sala de aula.
19- Faça contato visual: Olhe
nos olhos de cada aluno e chame-os pelo nome para atrair e captar a atenção.
Dessa forma os estudantes estarão mais alertas e atentos às suas orientações e
ensinamentos.
20- Utilize a internet: Alunos
que apresentam dificuldade na cópia em sala de aula podem se beneficiar da
colocação de textos e de deveres de casa na internet ou na distribuição de
materiais impressos pelo professor.
21- Estimule a prática de
esportes: A prática de atividade física deve ser estimulada sempre. Aí
entra com maior ênfase o papel do profissional de educação física. Crianças e
adolescentes com TDAH comumente apresentam dificuldades de relacionamento
social e são estabanadas nas atividades físicas. Esportes coletivos são
excelentes ferramentas para estimular a socialização, melhorar a autoestima,
além de ensinar sobre a importância do trabalho em equipe, do respeito às
regras, de seguir uma hierarquia de comando e de respeitar a autoridade do
professor.
Sugestão de premiações escolares:
-
Ser o “ajudante” do professor;
-
Apagar o quadro;
-
Escrever no quadro;
-
Buscar equipamento para a aula;
-
Sair para beber água;
-
Ponto positivo na média;
-
Elogio verbal;
-
Elogio no caderno;
-
Elogio no caderno de comunicação com os pais.
Estratégias para atrair a atenção do aluno em sala de aula:
-
Acenda e apague as luzes da sala de aula;
-
Diga frases do tipo: “Atenção, todo mundo!”, “Vamos lá, turma!”;
-
Bata palmas;
-
Utilize giz ou marcadores coloridos no quadro;
-
Faça contato visual durante todo o tempo com os alunos, especialmente com os
mais desatentos.
-
Utilize recursos multimídia, como computadores, retroprojetores, vídeos,
músicas e internet.
Texto do livro “Desatentos
e Hiperativos – Manual para alunos, pais e professores”, editora Best Seller).
-
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Abraço!
Profe: Leony Lopes
Esse guia para professores é uma ótima dica de como trabalhar com os alunos com TDAH, pois através dele vamos organizando nossa prática em sala de aula.
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