Claudia Simone Fantin
Consultora Educacional
Integradora de Educação Especial e Diversidade
GERED - Chapecó
49 20497446
Integradora de Educação Especial e Diversidade
GERED - Chapecó
49 20497446
TDAH
Caracterizado
por:
• Início Precoce;
• Uma combinação de um comportamento hiperativo
com desatenção marcante;
• Falta de envolvimento persistente nas tarefas;
• Conduta invasiva nas situações;
• Persistência no tempo dessas características
de comportamento.
• Início
usualmente nos primeiros 5 anos de vida;
• Falta de persistência em atividades
cognitivas;
• Tendência a mudar de uma atividade para outra
sem completar nenhuma, junto com a atividade excessiva, desorganizada e mal
controlada.
• É freqüente a desinibição em relacionamentos
sociais;
• Imprudência em situações que envolvem algum
perigo;
• Rompimento impulsivo das regras sociais (como
intromissões e interrupções das atividades dos outros, respostas prematuras a
questões antes que elas tenham sido computadas ou dificuldades de esperar a sua
vez).
• Podem
se tornar impopulares com outras crianças e se tornarem isoladas;
• São assiduamente
imprudentes e impulsivas, propensas a acidentes e incorrem em problemas
disciplinares por infração não premeditada de regras;
• O comprometimento cognitivo é comum e atrasos
específicos do desenvolvimento motor e da linguagem também são freqüentes;
• São mais freqüentes em meninos do que em meninas.
TDAH
Verdades
• A criança com hiperatividade (turbulência/ distratibilidade/ desatenção/
impulsividade) é assim em todos os ambientes, isto é, em casa, na escola, no
parque, etc.
• A hiperatividade é para toda vida, com
manifestações maiores ou menores no decorrer da existência.
• A criança hiperativa costuma ser muito
difícil, pois faz muitas coisas ao mesmo tempo, e de forma turbulenta, isto é,
desorganizada.
• A criança com hiperatividade é geralmente mal sucedida em ter e manter
amizades por não saber esperar a vez.
•
• A criança hiperativa
costuma ser inteligente, perspicaz, mas muito desatenta para a aprendizagem
escolar, com alto risco de fracasso escolar;
• Pioram muito em ambientes permissivos,
restritivos e punitivos.
• As crianças hiperativas pioram muito quando a
família está em conflito, principalmente os pais;
• Geralmente a hiperatividade é herdada, o que
quer dizer que encontraremos muitos familiares com sintomas similares.
• É fundamental o diagnóstico e orientação
precoce aos pais e a escola.
TDAH
Mitos
• Os pais são culpados pela
hiperatividade dos filhos.
• A escola é culpada por não entender o
hiperativo.
• Todo hiperativo é um mal educado (mal criado).
• A pessoa hiperativa não aprende.
• Basta aceitação para resolver o problema da
hiperatividade.
• Todo hiperativo vai virar um drogadito.
(usuário de drogas).
• Com medicação, tudo se resolve.
• Com educação, tudo se resolve.
• Desaparece com a maturidade.
TDAH
Regras Básicas
• Diagnóstico precoce, se
possível por equipe especializada, frente aos seguintes sintomas: insônia,
choro imotivado, dificuldade em aceitar limites, escassa noção de perigo,
condutas desafiadoras, etc...).Tratamento precoce por equipe especializada com:
• Orientação e tratamento familiar.
• Suporte psicológico e pedagógico.
• Utilização de esportes disciplinadores e que
reduzam o stress (judô, yôga, capoeira, etc...).
• Medicação estimulante para melhoria dos níveis
atencionais, se necessário.
• A criança hiperativa
costuma ser inteligente, perspicaz, mas muito desatenta para a aprendizagem
escolar, com alto risco de fracasso escolar;
• Pioram muito em ambientes permissivos,
restritivos e punitivos.
• As crianças hiperativas pioram muito quando a
família está em conflito, principalmente os pais;
• Geralmente a hiperatividade é herdada, o que
quer dizer que encontraremos muitos familiares com sintomas similares.
• É fundamental o diagnóstico e orientação
precoce aos pais e a escola.
Muito boa essas informações sobre o TDAH, nos orienta bastante.
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