sexta-feira, 12 de julho de 2013

Material TDAH

Claudia Simone Fantin
Consultora Educacional
Integradora de Educação Especial e Diversidade
GERED - Chapecó
49 20497446


TDAH

Caracterizado por:
          Início Precoce;
          Uma combinação de um comportamento hiperativo com desatenção marcante;
          Falta de envolvimento persistente nas tarefas;
          Conduta invasiva nas situações;
          Persistência no tempo dessas características de comportamento.
         Início usualmente nos primeiros 5 anos de vida;
          Falta de persistência em atividades cognitivas;
          Tendência a mudar de uma atividade para outra sem completar nenhuma, junto com a atividade excessiva, desorganizada e mal controlada.
          É freqüente a desinibição em relacionamentos sociais;
          Imprudência em situações que envolvem algum perigo;
          Rompimento impulsivo das regras sociais (como intromissões e interrupções das atividades dos outros, respostas prematuras a questões antes que elas tenham sido computadas ou dificuldades de esperar a sua vez).
         Podem se tornar impopulares com outras crianças e se tornarem isoladas;
          São assiduamente imprudentes e impulsivas, propensas a acidentes e incorrem em problemas disciplinares por infração não premeditada de regras;
          O comprometimento cognitivo é comum e atrasos específicos do desenvolvimento motor e da linguagem também são freqüentes;
          São mais freqüentes em meninos do que em meninas.


TDAH

Verdades

      A criança  com hiperatividade  (turbulência/ distratibilidade/ desatenção/ impulsividade) é assim em todos os ambientes, isto é, em casa, na escola, no parque, etc.
       A hiperatividade é para toda vida, com manifestações maiores ou menores no decorrer da existência.
       A criança hiperativa costuma ser muito difícil, pois faz muitas coisas ao mesmo tempo, e de forma turbulenta, isto é, desorganizada.
       A criança  com hiperatividade  é geralmente mal sucedida em ter e manter amizades por não saber esperar a vez.
       
      A criança hiperativa costuma ser inteligente, perspicaz, mas muito desatenta para a aprendizagem escolar, com alto risco de fracasso escolar;
       Pioram muito em ambientes permissivos, restritivos e punitivos.
       As crianças hiperativas pioram muito quando a família está em conflito, principalmente os pais;
       Geralmente a hiperatividade é herdada, o que quer dizer que encontraremos muitos familiares com sintomas similares.
       É fundamental o diagnóstico e orientação precoce aos pais e a escola.


TDAH

Mitos

      Os pais são culpados pela hiperatividade dos filhos.
       A escola é culpada por não entender o hiperativo.
       Todo hiperativo é um mal educado (mal criado).
       A pessoa hiperativa não aprende.
       Basta aceitação para resolver o problema da hiperatividade.
       Todo hiperativo vai virar um drogadito. (usuário de drogas).
       Com medicação, tudo se resolve.
       Com educação, tudo se resolve.
       Desaparece com a maturidade.

TDAH

Regras Básicas


      Diagnóstico precoce, se possível por equipe especializada, frente aos seguintes sintomas: insônia, choro imotivado, dificuldade em aceitar limites, escassa noção de perigo, condutas desafiadoras, etc...).Tratamento precoce por equipe especializada com:
       Orientação e tratamento familiar.
       Suporte psicológico e pedagógico.   
       Utilização de esportes disciplinadores e que reduzam o stress (judô, yôga, capoeira, etc...).
       Medicação estimulante para melhoria dos níveis atencionais, se necessário.
      A criança hiperativa costuma ser inteligente, perspicaz, mas muito desatenta para a aprendizagem escolar, com alto risco de fracasso escolar;
       Pioram muito em ambientes permissivos, restritivos e punitivos.
       As crianças hiperativas pioram muito quando a família está em conflito, principalmente os pais;
       Geralmente a hiperatividade é herdada, o que quer dizer que encontraremos muitos familiares com sintomas similares.
       É fundamental o diagnóstico e orientação precoce aos pais e a escola.


 

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