A importância do problema, um estudo sobre a prevalência da dislexia em crianças portuguesas concluiu que 5,4% das crianças revelavam dificuldades em ler e escrever. Deste modo, uma em cada 25 crianças portuguesas sofre de dislexia, dados semelhantes aos de outros países.
Definição
de dislexia
A
dislexia caracteriza-se peladificuldade inesperada no processo
de aquisição daleitura. Diz-se inesperada, porque as restantes
capacidades cognitivas do indivíduo e as condições educativas de
que dispõe são consideradas adequadas ou superiores à média.
A
dislexia deve-se a um problema neurobiológico nas áreas do cérebro
que ajudam na descodificação da linguagem escrita. Além do
distúrbio da leitura, a dislexia pode afetar, de forma isolada
ou em combinação, as capacidades de escrita e/ouaritmética.
Em qualquer dos casos, é o uso da linguagem simbólica que está
perturbado.
A
dislexia não interfere diretamente com a capacidade
de pensar ou entenderideias complexas. Aliás, a
maioria das pessoas com dislexia tem uma inteligência considerada
normal e muitas têm desempenhos acima da média em áreas que não
dependem diretamente da leitura e escrita (arte, desporto).
Sintomas
Uma
pessoa com dislexia apresenta dificuldades em ligar os sons às
respetivas letras/sílabas, o que dificulta o reconhecimento das
palavras e, por conseguinte, a aprendizagem da leitura e a
compreensão de frases. Assim, a verdadeira dislexia é bem mais do
que a simples confusão ou troca de letras.
Os
sintomas da dislexia incluem:
-
Leitura lenta, silábica e com erros;
-
Confusão ou troca, omissão ou adição de letras e sílabas;
-
Dificuldade em reconhecer palavras escritas e em definir o
significado de uma frase simples;
-
Vocabulário pobre, incorreções na ortografia e sintaxe, textos
desestruturados;
-
Dificuldade em exprimir, sob a forma de texto organizado, as ideias e
pensamentos.
Como
referido, os distúrbios na capacidade de leitura que
definem a dislexia, podem ocorrer associados a problemas na
aprendizagem da escrita e da matemática.
Será
mesmo uma dislexia?
Existem
outras causas para uma aprendizagem disfuncional. Má visão,
distúrbios emocionais, atraso mental, doenças do cérebro e certos
fatores culturais e educacionais podem causar dificuldades de
aprendizagem.
Os
especialistas podem diagnosticar a dislexia dois anos após o início
da aprendizagem da leitura, mas poderão existir suspeitas em idade
pré-escolar, pelo que os encarregados de educação e educadores
devem estar alerta para a deteção precoce dos casos.
Tratamento
Cada
pessoa com dislexia requer uma estratégia terapêutica
individualizada e as dificuldades de leitura podem persistir toda a
vida. O reforço positivo não deve ser esquecido, pois muitas
crianças com dificuldades de aprendizagem têm uma baixa autoestima.
O acompanhamento psicológico pode ser uma ajuda importante.
Complicações
Algumas
complicações da dislexia são:
-
Problemas escolares, incluindo problemas comportamentais;
-
Perda da autoestima;
-Problemas
de leitura que persistem na idade adulta e que podem perturbar o
desempenho no trabalho.
Prevenção
Os
casos de dislexia tendem a ocorrer entre familiares. Assim, as
famílias afetadas devem estar alerta e reconhecer precocemente os
sintomas. A intervenção precoce melhora o
prognóstico destes casos.
LM,
NPS
COPIADO
DO SITE:http://sersaude.com/2013/02/27/afinal-o-que-e-a-dislexia/
Material
enviado pela profª Leony, SAEDE Lara Ribas
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