Estas sugestões de atividades (para desenvolvimento
da psicomotricidade) podem ser desenvolvidas em sala de aula, na quadra de
esportes, nas recreações, adequando á faixa etária, inclusive podem e devem ser
usadas com alunos ANEEs ( observando as adequações, lembrando dos alunos DA, DV
e DF que não poderão participar de
atividades que requerem atividades como correr, pular e etc ) lembrando que
jogos são para todas as idades, e quando tem objetivos, são mais valiosos. São
atividades simples, que não exigem muitos recursos didáticos, devem ser
escolhidos de acordo com as dificuldades dos alunos no grafismo, cálculo e
outros. Lembrando que o domínio do esquema corporal, orientação e localização
espaço temporal, podem ser trabalhadas de forma lúdica e são fundamentais nas
aquisições de habilidades mais complexas
e abstratas, em todo processo de aprendizagem.
Organização e Orientação Espacial
As relações espaciais descrevem como os objetos
estão posicionados no espaço a nossa volta. Quando interagimos com o que nos
cerca ou quando olhamos para pessoas ou objetos desenhados em papel, usamos a
habilidade de organização e orientação espacialpara reconhecer e entender as
relações espaciais.
Essa habilidade nos
ajudan a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou a
esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. As crianças precisam ter a
habilidade de organização e orientação espacial funcionado para aprenderem a ler, escrever, contar e se
orientar por mapas, por exemplo.
Habilidades Trabalhadas:
Organização Espacial, Atenção e Percepção Visual,
Lateralidade.
Local: quadra ou espaço similar
Materiais: giz colorido e bolas.
MOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO
1. Todos
iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor formam, rapidamente, uma coluna com um aluno
em pé e outro agachado e assim
sucessivamente até final da coluna.
2. As
crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma
grande roda, de forma que um fique com o corpo
virado para fora da roda e o
outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3.
Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do
apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o
número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar
nele.
VARIAÇÕES:
1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando
com o pé direito, segurando o esquerdo
com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em
pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a
bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a
bola cair.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TEMPORAL
A consciência
do seu corpo, do seu ser e das
possibilidades de agir e atuar no mundo: a estruturação espaço-temporal
(situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço)
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Orientação e Localização Temporal
MATERIAIS
Uma linha do tempo confeccionada em cartolina ou
E.V.A. (dias das semanas) , cada dia – uma cor. Um banco de imagens sugestivas
de atividades diárias - crianças e
adultos – calendários
DIAS DA SEMANA - CADA DIA , UMA COR
OS ALUNOS ESCOLHEM IMAGENS REPRESENTATIVAS DAS
ATIVIDADES DO DIA
CALENDÁRIOS PARA CADA DUPLA E BANCO DE IMAGENS
DADOS DO DIA - CALENDÁRIO
1. Provocar
uma discussão sobre "a importância que há em cada dia da semana ter um
nome” . Por que?
2. Fazer a leitura , na linha do tempo, os dias da
semana, relacionar com as cores.
3. Fazemos coisas diferentes em alguns dias.
Explorar o assunto. Que dia é hoje? Tem aulas hoje? Quais os dias que tem
aulas? O que vocês fazem no sábado? No domingo?
4. Cada criança vai até o banco de imagens e procura
a imagem que representa a atividade mais importante do dia de hoje.
5. Em seguida cada um trabalha no seu Calendário: há
o dia da semana - hoje é quinta-feira (5ª feira) , ontem, então foi? E amanhã
será...e o dia do mês – um numeral – 9– ontem foi 8 e amanhã será 10. E
completa o Calendário com o ano.
Esta atividade deve ser trabalhada todos os dias
–usar imagens diferentes que sugerem atividades da vida diária,
durante a semana.
COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE - TEMPORALIDADE
DIA (MANHÃ, TARDE)
e NOITE
MATERIAIS
Paineis simbólicos do DIA, MANHÃ, TARDE E NOITE;
banco de imagens;
Repete a
mesma atividade de identificar nas imagens as atividades que cada um desenvolve
no dia, manhã, tarde e noite.
por Julia Virginia de Moura
DESENVOLVENDO A ATENÇÃO
(estimula a
atenção,aumenta a capacidade de
estabelecer relações entre o todo e as
partes, associação de informações, enriquece o vocabulário)
HABILIDADES TRABALHADAS
Atenção, classificação, análise, síntese e
discriminação auditiva
CAIXA
SURPRESA
Material:
uma caixa forrada
1.
Sorteie um aluno para levar a
caixa prá casa e oriente-o a trazer de volta no dia seguinte com um objeto
dentro.
2. No dia
seguinte, reúna a turma em círculo, na sala de aula. O aluno que levou a caixa
deve ficar no centro do círculo.
3. Os
demais alunos, um por sua vez, deverão fazer uma pergunta para tentar adivinhar
o objeto que está dentro da caixa. O aluno que estiver com a caixa só poderá
responder “sim” ou “não”.
4.
Incentive os alunos a fazerem
perguntar criativas. Por exemplo: “É macio?”, “Serve para escrever?” , “È um
brinquedo?”, “Tem na sala de aula?”, “Serve para comer?”, “É um brinquedo?”, “É da cor azul?”;
estimulando toda a turma a perguntar.
Quem acertar ganha o objeto e leva a caixa prá casa, repetindo a brincadeira.
Esta é uma atividade
que vai envolver a turma toda, vai durar um bom tempo,até que todas as crianças
levem e tragam a caixa( pode pedir a turma que dê sugestões de qual "tipo
de objeto deverá estar na caixa" isso vai trabalhar a
classificação(reunião de elementos em classes ou grupos), conservação (análise
e síntese de um grupo), e inclusão (percepção de que alguns elementos pertencem
ao mesmo grupo), desenvolvendo os princípios básicos do pensamento lógico e
abstrato, e as crianças vão adorar.
PERCEPÇÃO AUDITIVA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL - ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
Uma dos maiores entraves á aprendizagem é a ATENÇÃO
e CONCENTRAÇÃO. o excesso de estímulos que o próprio aluno traz de casa ou que
encontre com os colegas e mesmo na própria sala de aula, desviam a atenção tornando-os
dispersos. Nem todo aluno que tem pouca concentração durante ás aula é portador
do transtorno de Déficit de Atenção. O trabalho do professor com atividades
significativas, competitivas e atrativas que exigem atenção do aluno podem
desenvolver a Concentração e Atenção.
GINCANA COLORIDA
HABILIDADES TRABALHADAS:
Organização espacial, percepção auditiva, ordem
sequencial, atenção e concentração;
MATERIAL:
Camisetas coloridas ou algum material (crachá, um
colete de TNT, bonés, viseiras, faixas amarradas na testa ou no braço...) que
identifique as crianças.
1.Divida a turma em quatro grupos coloridos, em que
cada componente de cada grupo use uma cor, assim todos os grupos terão as
mesmas cores. Nessa atividade se propõe
quatro cores: azul, amarelo, branco e verde, como se cada grupo tivesse 4
crianças.
Atenção: o número de cores dependerá do número de
alunos por grupos. Se a turma for muito numerosa é preciso dividi-la em mais
grupos.
2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam
nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2
devem ter placas com o nº2, assim por diante.
3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia
quadra.
4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4
tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1,
grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.
Atenção:
O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo
número de integrantes e de cores do jogo.
5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e,
ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar
dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as
possibilidades.
EXEMPLOS:
Comandos Simples
AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE
As crianças correm até a tira de sua equipe, de
acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem
solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o
próximo comando.
Pontuação
o grupo que acertar a sequência de cores solicitada
marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto.
Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.
COMPLICANDO UM POUCO
Fale o nome de objetos que representem cada cor para
que as crianças façam associação:
BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem:
AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)
UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES
Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito
solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão
entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes,
pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do
professor.
Use de criatividade e aproveite o jogo para
trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA
GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima,
dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos
ANEEs, use no início apenas duas cores.
Referências:
Intervenções pedagógica pela Equipe de Apoio á Aprendizagem - atividades de psicomotricidade criadas e desenvolvidas pela pedagoga - Julia
Virginia de Moura - moura.juliavirginia@gmail.com
Ana
Mello - professora de Educação Física - pós-graduada em Psicomotricidade
amgm22@terra.com.br
Material enviado pela professora Leony Lopes - SAEDE Lara Ribas
Nenhum comentário:
Postar um comentário