segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dificuldade de Aprendizagem: familia e escola numa abordagem sistêmica

Autoras: Rosa Maria da Motta Azambuja (Ucsal)
Profa. Dra.Miriã Alves Ramos de Alcântara
Resumo: Para analisar a dificuldade de aprendizagem do sujeito aprendente é de fundamental relevância a abordagem sistêmica voltada a família e a escola, contextos fundamentais para o desenvolvimento da criança que influenciam e sofrem profundas alterações do contexto sociocultural mais amplo. Este processo ganha relevância científica, uma vez que família e escola é palco de encontro das relações entre gerações distintas. A revisão da literatura reúne abordagens atuais acerca da relação e das divergências entre família e escola na educação de crianças, especialmente quando a criança tem o diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. O estudo tem o objetivo de analisar o discurso da teoria sistêmica acerca das relações da criança com dificuldade de aprendizagem, discutindo do ponto de vista da organização dos contextos, os conceitos de autopoiese e feedback e quanto aos atores envolvidos, os conceitos de vínculo e individuação, a fim de discutir a posição de crianças nos dinamismos familiares e escolares, indicando dificuldades, aproximações, motivações, conflitos e rupturas para com as perspectivas de socialização de pais e professores. Responsáveis por condições que favorecem a inserção social, a família e a escola interagem com a incipiente implementação das ações políticas voltadas às crianças. Este paradoxo insere-se na padronização, característica da sociedade globalizada no capitalismo avançado, descortinando elementos inovadores das trocas intergeracionais que desafiam as estratégias educativas em seu potencial de socialização.
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Trabalho apresentado no 35º. Congresso Brasileiro de Pediatria em Salvador, 2011.

Material enviado pela profª Leony, SAEDE Lara Ribas

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