Profa.
Dra.Miriã Alves Ramos de Alcântara
Resumo:
Para analisar a dificuldade de aprendizagem do sujeito aprendente é
de fundamental relevância a abordagem sistêmica voltada a família
e a escola, contextos fundamentais para o desenvolvimento da criança
que influenciam e sofrem profundas alterações do contexto
sociocultural mais amplo. Este processo ganha relevância científica,
uma vez que família e escola é palco de encontro das relações
entre gerações distintas. A revisão da literatura reúne
abordagens atuais acerca da relação e das divergências entre
família e escola na educação de crianças, especialmente quando a
criança tem o diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. O estudo
tem o objetivo de analisar o discurso da teoria sistêmica acerca das
relações da criança com dificuldade de aprendizagem, discutindo do
ponto de vista da organização dos contextos, os conceitos de
autopoiese e feedback e quanto aos atores envolvidos, os conceitos de
vínculo e individuação, a fim de discutir a posição de crianças
nos dinamismos familiares e escolares, indicando dificuldades,
aproximações, motivações, conflitos e rupturas para com as
perspectivas de socialização de pais e professores. Responsáveis
por condições que favorecem a inserção social, a família e a
escola interagem com a incipiente implementação das ações
políticas voltadas às crianças. Este paradoxo insere-se na
padronização, característica da sociedade globalizada no
capitalismo avançado, descortinando elementos inovadores das trocas
intergeracionais que desafiam as estratégias educativas em seu
potencial de socialização.
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Trabalho
apresentado no 35º. Congresso Brasileiro de Pediatria em Salvador,
2011.
Material enviado pela profª Leony, SAEDE Lara Ribas
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