Sincrético – a palavra neste estágio tem um significado
difuso e não direcionado. Na percepção, no pensamento e na ação
a criança tende a misturar os mais diferentes elementos em uma
imagem desarticulada. A análise e síntese estão impregnadas de
subjetividade – fantasia.
Etapas: Tentativa e erro
Organização do campo visual
Reorganização dos grupos
Complexos – as relações se estabelecem não apenas por
impressões subjetivas, mas por elos reais que existem entre os
objetos. O pensamento por complexos já apresenta coerência e
objetividade, no entanto a relação ocorre em função de
componentes concretos e factuais. Desta forma qualquer conexão pode
servir de elo intermediário para uma nova categorização. A
principal função dos complexos é estabelecer elos e relações,
dando início à unificação das impressões desorganizadas.
Categorial/Conceitual– capacidade de abstrair e isolar os
elementos do todo. Análise e síntese se complementam. A formação
de conceitos ocorre mediante a operação intelectual em que todas as
funções mentais elementares entram em uma combinação específica.
Essa operação é dirigida pelo uso de palavras como meio para
centralizar ativamente a atenção, abstrair determinados traços,
sintetizá-los por meio de um signo.
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