segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estrutura do pensamento

Sincrético – a palavra neste estágio tem um significado difuso e não direcionado. Na percepção, no pensamento e na ação a criança tende a misturar os mais diferentes elementos em uma imagem desarticulada. A análise e síntese estão impregnadas de subjetividade – fantasia.
Etapas: Tentativa e erro
Organização do campo visual
Reorganização dos grupos

Complexos – as relações se estabelecem não apenas por impressões subjetivas, mas por elos reais que existem entre os objetos. O pensamento por complexos já apresenta coerência e objetividade, no entanto a relação ocorre em função de componentes concretos e factuais. Desta forma qualquer conexão pode servir de elo intermediário para uma nova categorização. A principal função dos complexos é estabelecer elos e relações, dando início à unificação das impressões desorganizadas.

Categorial/Conceitual– capacidade de abstrair e isolar os elementos do todo. Análise e síntese se complementam. A formação de conceitos ocorre mediante a operação intelectual em que todas as funções mentais elementares entram em uma combinação específica. Essa operação é dirigida pelo uso de palavras como meio para centralizar ativamente a atenção, abstrair determinados traços, sintetizá-los por meio de um signo.

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